TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas sócio-econômicos e geopolítica

Tese: Problemas sócio-econômicos e geopolítica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2014  •  Tese  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Socioeconomia e Geopolítica

Curso:Direito

Professor:Agostinho Schneiders

Nome do aluno:

Data:17/10/2013

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Durante meados do século XIX, Marx e Lênin estudaram exaustivamente a categoria Formação Econômica e Social na Europa; e Santos (1977) a estudou no século XX. Todos os autores chamam atenção para a dificuldade de se compreender a formação das dinâmicas sociais que criam e transformam as formas. Estas, no entender dos autores, organizam-se muito antes do momento em que atuam sobre o espaço, desconsiderando o fator histórico que ele representa, sendo aliadas à história local fundamentada na compreensão da realidade a serviço do homem. Portanto, não é possível ignorar o elemento espaço e sim analisá-lo em profundidade, pois esta relação representa a noção de formação socioespacial.

A partir deste enunciado e das leituras indicadas até agora, explique o papel do espaço geográfico aliado ao papel da sociedade no que representa as formações socioespaciais. Elabore um texto de no mínimo 10 e no máximo 20 linhas, citando todas as suas fontes de pesquisa além do livro didático e dos vídeos indicados no EVA. (5,0 pontos)

O papel do espaço geografico é a materialização das relações existentes entre os Homens na sociedade,ele reproduz a totalidade social quando evolui em função do modo de produção e seus momentos sucessivos.

O espaço geográfico imfluencia também a evolução de outras extruturas e,por isso,torna-se um componente fundamental da totalidade social e de seus movimentos,ele aparece tanto como produto quanto como uma condição da reprodução social.

Assim,é que a nação adquire o status de formações históricas e geograficamente localizada,isto é,formações socioespacíais.

Questão 2

Um mundo multipolar em blocos é uma tendência de estabilidade do Sistema Internacional contemporâneo. Neste sentido, aponte pelo menos 5 (cinco) destes possíveis blocos ou grandes países que fariam parte deste sistema, justificando a sua escolha. Você pode pesquisar em outras fontes além do livro didático e do EVA, citando as fontes utilizadas. (5,0 pontos)

Num mundo mutipolar em blocos,ter um processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com