TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Etico Politico E Suas Diretrizes

Trabalho Universitário: Projeto Etico Politico E Suas Diretrizes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR – GRUPO – 4º SEMESTRE

ANA PAULA SANTIAGO DA SILVA

ANTÔNIO JOSÉ FERREIRA LEITE

GENY NASCIMENTO PAIXÃO

LUIZ FELIPPE MENDES BARROS

ONEIDE DA CRUZ BARBOSA

SUSAN KARLA NÓVOA DA COSTA

PROJETO ÉTICO - POLÍTICO E SUAS DIRETRIZES

Castanhal

2012

ANA PAULA SANTIAGO DA SILVA

ANTÔNIO JOSÉ FERREIRA LEITE

GENY NASCIMENTO PAIXÃO

LUIZ FELIPPE MENDES BARROS

ONEIDE DA CRUZ BARBOSA

SUSAN KARLA NÓVOA DA COSTA

PROJETO ÉTICO - POLÍTICO E SUAS DIRETRIZES

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividade Interdisciplinar – Grupo.

Orientador(ª): Profº(ª).: Amanda Boza, Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira e Paulo Sérgio Aragão.

Castanhal

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

3. CONCLUSÃO..........................................................................................................9

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................10

5. ANEXOS................................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma compreensão, aplicação e diretrizes do Projeto Ético – Político do Serviço Social Brasileiro junto as Políticas Sociais de nossa cidade. Dessa forma queremos relatar a realidade do nosso município e atauação sistemática do profissional do Serviço Social na área de atuação dentro de uma realidade apresentada.

Partindo desse pressuposto, queremos levantar a importância que tem o Projeto Ético – Político junto as questões sociais. Esse processo, é determinante na adequada e exemplar na atuação do Assistente Social. Conhecendo a área de atuação e embasado nos conhecimentos metodológicos e teóricos, o profissional garante uma satisfatória condição de construir um estudo de caso dentro de uma realidade social.

Dentro desse leque de informações apresentada nas disciplinas desse semestre, frisando a disciplina Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social VI, consideramos que o Projeto Ético – político é um plano estabelecido na coletividade. O mesmo tem por objetivo contemplar os interesses de forma societária dentro de uma realidade cultural, econômica, política, etc. O projeto Ético – Político vem dar um norte para transformação social, ou seja, focalizando a emamcipação e a expansão plena dos indivíduos na sociedade.

2. DESENVOLVIMENTO

Este trabalho foi realizado no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, denominado “Nair Marques Varela”, nome de uma cidadã igarapeaçuense que muito colaborou em nosso município. O CRAS, fica situado na avenida Marechal Deodoro, 2937, bairro: São Cristóvão, no município de Igarapé-Açu, interior do Estado do Pará.

Nosso objetivo incidiu na aplicação sistematizada ena busca de uma pesquisa de campo trazendo elementos que caracterizam de forma ordenada o surgimento do serviço social e seus elementos de pesquisa no campo de atuação do profissional para um melhor estudo de caso. Dentro da realidade pesquisada, tivemos o rigor em observar e analisar com clareza as informações cedidas em forma de material de estudo e pesquisa.

Com o auto índice de criminalidade, violência, uso de intorpecentes, exploração de trabalho infantil e abuso sexual de crianças e adolescente daquele bairro, o município sentiu a necessidade de implantar o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. E para atender as necessidades dos usuários daqueles bairros, inicialmente implemetou-se atividades como: Corte Costura; Croche; Macrame; Cabeleleiro; Pintura Diversas; Manicure e Pedicure e outros. A fim de gerar renda e promover uma melhor condição de vida e estrutura familiar daquela comunidade.

Para termos uma compreensão acerca da realidade do referido Centro o qual será pano de fundo para nossa pesquisa de campo, a equipe, realizou no dia 12 de junho de 2012, uma visita “in loco” nas depedências do CRAS. Onde fomos recebidos pela a equipe técnca que compõe o quadro funcional daquela instituição. Onde comprovamos a essencialidade da equipe multiprofissional para atender as demadas oriundas das questões de vulnerabilidade social.

Após a autorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com