TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questao Motivacional No Ambiente De Trabalho

Artigos Científicos: Questao Motivacional No Ambiente De Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 6

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COM ENFOQUE NO ASPECTO DA MOTIVAÇÃO VOLTADA PARA O DESEMPENHO PROFISSIONAL

RESUMO

A missão básica de qualquer organização e, principalmente das públicas, é o pleno atendimento à sociedade onde ela está inserida. Sendo assim, a qualidade torna-se um fator importante para as organizações. A busca por elevar a qualidade e a produtividade nas organizações e com a constatação de que as habilidades, capacidades e conhecimentos das pessoas são úteis à execução das tarefas, não se pode prescindir do estudo do homem no contexto de seu trabalho, principalmente nas organizações voltadas para a produção de serviços que visam o bem-estar social. A maneira como os empregados são tratados na organização onde trabalham os tipos de normas e valores, os tipos de autoridade e poder exercido, tudo isto tem influência nas ações e nos motivos que os levam a agir.

Palavras Chaves: Desempenho Profissional, Motivação, Qualidade de Vida no Trabalho

1 INTRODUÇÃO

As duas últimas décadas têm sido marcadas por um grande movimento de reforma na administração pública no Brasil.

Embora esses questionamentos pareçam mais latentes em nossa época, na verdade eles nasceram no momento em que o homem passou a viver em sociedade e, para tanto, começou a perceber a necessidade de "regras" que regulamentassem esse convívio.

O setor público difere do setor privado em muitos aspectos. Ele possui peculiaridades, relacionadas à história, ao funcionamento e ao contexto no qual está inserido, que devem ser consideradas quando o assunto é comportamento de pessoas nas organizações. Portanto, antes de partir para a análise da motivação no ambiente do serviço público, é importante conhecer alguns aspectos importantes do contexto da administração pública.

O servidor deve estar atento a esse padrão não apenas no exercício de suas funções, mas 24 horas por dia durante toda a sua vida. O caráter público do seu serviço deve se incorporar à sua vida privada, a fim de que os valores morais e a boa-fé, amparados constitucionalmente como princípios básicos e essenciais a uma vida equilibrada, se insiram e seja uma constante em seu relacionamento com os colegas e com os usuários do serviço.

Diante desta necessidade do funcionalismo publico em prestar serviços de qualidade para a sociedade, e sendo a motivação um dos fatores que move os homens para o desempenho no trabalho, busca-se como objetivo principal levantar junto aos servidores públicos os avanços observados nas últimas décadas têm levado as organizações sejam elas públicas ou privadas a buscarem novas formas de gestão com o intuito de melhorar o desempenho, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das necessidades dos clientes.

Nota-se que o sucesso das organizações modernas depende, e muito, do investimento nas pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual, nos quais os fatores que interferem na suas qualidade de vida no trabalho, com enfoque no aspectos da motivação, e que influenciam seu desempenho profissional.

Os gestores de pessoas devem ficar atentos e tomar medidas cabíveis para atuarem, com habilidade e inteligência emocional, em mudanças que afetem os servidores do órgão, para que tais eventos não sejam prejudiciais à satisfação no ambiente de trabalho. Uma das maneiras mais positivas seria o recrutamento e a motivação desses servidores para que possam desenvolver seus conhecimentos e manter o compromisso e o interesse nas atividades do órgão.

No local de trabalho é importante ter vivência, saber valorizar os que buscam melhoria de seus conhecimentos e aptidões de tal maneira que seja possível identificar diferenças individuais, diversidade nos órgãos onde se trabalha e as habilidades e competências de cada um.

No mundo atual, a competitividade é cada vez maior, exigindo que as empresas se atualizem e forneçam aos seus servidores oportunidade de crescimento, por meio de cursos, palestras e outros eventos.

Motivações pessoais e profissionais são caminhos a serem trilhados e não sonhos a ser alcançado tanto pelo órgão quanto pelos próprios servidores; o importante é saber o seu destino e ir pelo caminho que irá levá-lo á realização profissional.

Não se deve ser acomodado e deixar de lado os projetos de realização; tem-se que correr atrás dos objetivos e dos sonhos, pois, mudando para melhor, escapa-se da mediocridade para se viver plenamente à vida.

Na atual conjuntura, pensa-se cada vez mais em realização de desejos tais como: comprar um carro, um apartamento, uma casa, fazer uma viagem; para isso é necessário trabalhar muito, estudar muito e, acima de tudo, ter dinheiro; além disso, a realização no trabalho é complementada com outros fatores, tais como: um bom plano de saúde, um bom ambiente de trabalho, bons equipamentos, programas sociais que interfiram diretamente na vida pessoal dos servidores e um salário que propicie viver a vida mais dignamente.

As organizações públicas e privadas têm se preocupado com as consequências de mudanças profundas, ocorridas com uma rapidez cada vez mais assustadora, causadas, principalmente, pela globalização. As responsabilidades e as tomadas de decisões, antes privilégio ou obrigação de alguns, agora são compartilhadas por todos para a consecução de um objetivo comum. Entre essas consequências está a mudança de comportamento do cliente que, com maior consciência de seus direitos e um mercado globalizado, torna-se cada vez mais exigente. Daí, a necessidade de utilização de ferramentas no sentido de racionalizar os recursos disponíveis.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 MOTIVAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA NA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com