TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes De Economia

Dissertações: Questoes De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTIONARIO I

1 – Resuma a principal característica do feudalismo e do mercantilismo.

Feudalismo: existiu do século I ao XIV, o território era dividido em feudos, tendo cada um senhor feudal, a sociedade era testamental, ou seja, não havia acenão de classes a economia praticada era a de subsistência e o escambo (troca de mercadorias) era a pratica comercial e tinha a subordinação moral ao cristianismo.

Mercantilismo: ocorreu entre 1450 e 1750, o fenecimento surge nesta época, juntamente com as reformas religiosas aonde o calvinismo e protestantismo vem dividir espaço junto com o catolicismo, já no campo politico o estado passa a ter mais poder, e se torna mais centralizado, geograficamente com o advento das navegações existe uma expansão geográfica aumentando os limites do mundo.

2- Qual pensador usou o termo a mão invisível e o que ele quis dizer?

Adam Smith usou este termo, para justificar que o estado não precisa intervir na economia, pois a ordem natural do mercado atua (mão invisível) e isto trará equilíbrio.

3- Qual o principal representante da escola socialista e qual sua principal obra?

Karl marx. – o capital.

4- Definam mais valia e discuta as estratégias para aumenta-la.

Mais valia é tudo aquilo que o trabalhador produz além do seu próprio custo para o empresario e pode-se aumenta-la reduzindo salários, elevando a carga horaria de trabalho sem pagamento de hora extra e aumentando a produtividade por funcionário.

5- Diferencia trabalho de força de trabalho pela teoria socialista.

Força de trabalho é o salario do trabalhador, ou seja, o valor que ele precisa para sobreviver dentro da sociedade em que opera e trabalho é compreendido pela quantidade de horas trabalhada por este mesmo trabalhador para fazer jus ao seu salario.

6 – Para Marx, o que era o exercito industrial de reserva e como ele influenciava os salários? Era a massa de trabalhadores constituida por novos trabalhadores e desempregados que aceitavam trabalhar por salarios inferiores aos praticados criando-se assim um processo de demissão / admissão que afetva diretamente a renda do trabalhador.

7- Quais as soluções apresentadas pelos socialistas para os problemas do capitalismo?

Limitação ao direito à propriedade privada; controle dos principais recursos econômicos pela classe trabalhadora por intermédio do governo. Intervenção.

8 – Para keynes quais as fraquezas do capitalismo e como resolve-las?

O desemprego e a distribuição desigual de renda e riqueza.

A participação do estado em grandes segmentos da atividade economica, procurando compensar o declinio de investimentos privados em períodos de crises.

9 – Explique o multiplicador de investimento de keynes e o resultado da aplicação de suas idéias.

O governo contrata trabalhadores para construção de estradas, isto gera desenvolvimento, gera renda, esta renda é gasta em consumo, este consumo gera aumento de produção, o que gera novos postos de trabalho.

10 – Qual seria o papel do estado na economia de acordo com cada escola de pensamento economico? Qual sua opinião?

A escola clássica liderada por Adam Smith, que o estado não deveria influenciar os negócios, que a rodem natural poderia atuar e haveria equilíbrio ( a mão invisível).

11 – Conceituar globalização e descrever opiniões a favor e contra este processo entrevistar colegas caso necessário.

12 – Relacione neoliberalismo, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

QUESTIONARIO II

1 – Explique a relação da demanda e da oferta com o preço. O que é ponto de equilíbrio?

Demenda é volume de determinado bem que a sociedade esta pré-disposta a consumir e oferta é o volume que os fabricantes deste determinado bem esta disposto a vender, porem esta relação se tornara verdadeira se o preço pretendido pelo fabricante estiver dentro das pretenções dos consumidores em adquiri-lo, ou seja, se preço estiver em equilibrio entre quem oferta e quem consome.

2 – Como a politica de estoques do governo influencia o preço de equilibrio.

Os estoques reguladores do governo são utilizados basicamente para o controle de preços de produtos agrícolas como arroz feijão, milho trigo etc. São formadores da cesta basica e tem impacto direto na inflação. Este processo teoricamente funciona com o governo comprando estes produtos pelo preço minimo por ele estabelecido nos periodos de safra em que os preços são mais baixos e revendendo-os nos periodos de entre safra tambem a preços minimos, onde os preços são mais elevados e com isto ele intervem no mercado evitando que os preços se alterem demasiadamente nos períodos de menos oferta.

3 – O que é politica de preços mínimos. Discuta suas vantagens e desvantagens.

4 - Quais variáveis podem afetar a demanda de um consumidor? E a oferta como é influenciada.

Preço, renda, qualidade.

5 – O que elasticidade preço de demanda? Que fatores afetam a elasticidade?

É a variação percentual na quantidade demandada versus a variação percentual no nivel de preço de determinado bem, mantendo-se suas qualidades e renda do consumidor.

A elasticidade é afetada pela similaridade de um produto, pela essencialidade deste produto e pela proporçlão que este produto representa no orçamento familiar.

6 – Como explicar a famosa lei da economia: lei da oferta e demanda

QUESTIONARIO III

1) Diferencie Monopólio de Oligopólio.

Monopólio é quando existe uma empresa somente no mercado produzindo um produto que não tem substitutos próximos.

Os Monopólios são mantidos por alguns motivos, dentre eles podemos citar a interferência do Governo que elabora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com