TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões - Economia

Ensaios: Questões - Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

1- Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

O que e quanto produzir: Por causa da escassez a sociedade terá que escolher quantos e quais produtos serão produzidos.

Como produzir: A concorrência decide como serão produzidos os bens e serviços levando em conta aqueles bens e serviços que tiverem menor custo de produção.

Para quem produzir: Quem determina o que será produzido, teoricamente são aqueles que tem o capital para investir na produção, ou seja, aqueles com maior poder aquisitivo. Por essa razão há a intervenção do governo.

2- O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação?

A Curva de Possibilidade de Produção também conhecida como Fronteira de Possibilidade de Produção expressa graficamente o limite máximo que uma determinada economia pode produzir através da combinação de dois recursos, por exemplo, capital e terra. Pode também ser expressa para demonstrar o quanto a economia pode produzir de dois bens e a relação entre estes.

3- Observando-se uma economia do mercado, verifica-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda, explique como esse sistema funciona.

Ao analisar uma economia de mercado, percebemos que o fluxo de mercadorias e serviços entre as firmas e as famílias tem por contrapartida um fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços (comissões e salários) e dos bens (preço pago pelos produtos) e a remuneração dos fatores de produção (lucros das firmas distribuídos às famílias que detém sua propriedade acionária). Este fluxo de bens e serviços e de pagamentos é que determina quais os produtos devem ser produzidos, em que quantidade, de que forma e para quem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com