TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre: ECA E Direitos Humanos

Trabalho Escolar: Questões Sobre: ECA E Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Quais são as três explicações para a origem da vida política?

Resposta:

De acordo com o texto de Marilena Chauí, as três explicações para a origem da vida política são:

a) As inspiradas no mito das Idades do Homem

b) As inspiradas pela obra do poeta grego Hesíodo

c) As teorias que afirmam que a política decorre da Natureza e que a Cidade existe por natureza.

2- O que é Justiça?

Resposta:

De acordo com Chauí, justiça se refere a uma ordem divina e natural que regula, julga e pune as ações das coisas e dos seres humanos.

Questões dadas em sala para enviar por e-mail, respostas retiras de artigos.

1 – O que são Direitos Humanos?

Resposta:

Os direitos humanos constituem uma das utopias mais intensas da modernidade. Defini-los, porém, não é tarefa simples. Eles abrangem uma pluralidade de significados, sentidos e interpretações, isto é, uma polissemia expressiva das posições dos agentes sociais e das mutações políticas sofridas pela idéia de direitos humanos ao longo da história. O único consenso entre seus defensores e promotores é a idéia de universalidade. Por ela entende-se a proposição de que todas as pessoas, independentemente de sua condição étnico-racial, econômica, social, de gênero, criminal são sujeitas e detentoras dos direitos humanos.

2 – O que é o ECA e porque ele foi criado?

Resposta:

O ECA foi criado em 13 de julho de 1990, e tem como objetivo principal proteger a integridade de crianças e jovens entre zero e 18 anos. Toda ação cometida por jovens dentro dessa faixa etária são julgadas pela lei do estatuto. Assim como todos os crimes cometidos contra jovens nessa idade são julgados com base nele.

O ECA busca, através de uma perfeita convivência, respeito e justiça, ampliar os conhecimentos da família, da sociedade, da comunidade e do Estado sobre a importância das crianças e adolescentes do nosso país.

Em outubro de 2003 alguns dos artigos do ECA sofreram alterações, como: a ampliação de penas para crimes cometidos contra menores de 18 anos, a exigência de maiores cuidados na utilização e publicação de fotografias por qualquer meio de comunicação, inclusive pela Internet, e a proibição da divulgação de nome, sobrenome, referência, apelido, fotografia, filiação, parentesco e residência do adolescente a que se atribui o ato infracional.

O ECA é considerado teoricamente o melhor sistema de proteção a criança e ao adolescente pois acredita-se que está se estabelecendo os direitos das crianças e adolescentes do nosso país com coragem, disposição e sonho na luta pela dignidade e cidadania de todos.

3 – Os Direitos Humanos e o Eca só defendem bandido? Explique.

Respostas:

É muito comum encontrar pessoas que associam os direitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com