TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realismo Clássico e Relalismo Estrutural

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

O realismo clássico se inicia após a queda da Liga das Nações, sendo esse um dos principais motivos de seu surgimento, quebrando teorias idealistas. Os principais colaboradores do realismo clássico são Aron e Morgenthau, que estabeleceram várias teorias, que foram de grande utilidade para as Relações Internacionais.

No sistema internacional, não há uma autoridade que mande nos estados, ou imponha determinadas normas de forma coativa, o sistema internacional é visto como anárquico, onde cada Estado visa seus próprios ganhos, uma linha de pensamento derivada de Hobbes, que partia de uma filosofia antropológica. Os Estados eram vistos como racionais, unitários, e em busca de poder, sempre visando os lucros e interesses da Nação, tendo as questões internas como irrelevantes, buscando nada mais que a sobrevivência, a permanência no sistema internacional por meio de poder bélico, influenciador ou econômico.

Já o Realismo estrutural, teoria criada por Kenneth Waltz, afirma que o objeto de estudo deve ser o sistema internacional, e não como o Estado funciona. Para Waltz, o sistema sendo anárquico, faz com que os Estados não tenham mais controle sobre si, e assim acabam constrangidos pelo sistema, mesmo sendo autônomos. Waltz acredita que o sistema sendo anárquico, faz com que os estados sejam vistos como igualitários, mesmo havendo diferenças populacionais, culturais, econômicas, mas isso não quer dizer que exerçam suas funções da mesma maneira.

Segundo Waltz, a estrutura internacional é quem define as posições dos Estados, e mesmo que os Estados formem alianças, o desequilíbrio estrutural não ocorreria por alteração das funções estatais, já que os Estados são semelhantes em suas funções. Waltz diz que a relação entre os estados normalmente seria de guerra, podendo ocorrer a qualquer instante, conforme a vontade dos Estados, porém, os estados buscam soberania e evitam estar submissos a outros.

A multipolaridade na percepção de Waltz seria um estado complexo para se optar por quem é aliado ou adversário, dificultando a formação de alianças, porém, as atitudes de qualquer Estado podem ameaçar a segurança de outros, já que a dependência é mutua, qualquer um pode se  tornar uma ameaça. O sistema internacional multipolar para Waltz seria o mais instável, pois haveria várias superpotências, com grandes probabilidades de haver uma guerra.

O melhor exemplo de multipolaridade seria a época em que haviam grandes potencias mundiais, como França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, que buscavam sobrevivência e soberania, como afirma Morgenthau, os Estados se preocupavam apenas com eles mesmos, sem dar importância as outras unidades do sistema, visando sempre o próprio lucro.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com