TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Manifestações 2013

Artigo: Redação Manifestações 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Protestos no brasil 2013

Protestos se expandiram por grandes estados como Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Tento como motivo inicial o descontentamento com a proposta do governo em aumentar a tarifa do transporte público. Grande parte da população, em sua maioria jovens cidadãos, apoiaram as manifestações e saíram ás ruas.

Em apoio, atos semelhantes começaram a surgir em todo o Brasil e no exterior. Esses novos movimentos tomaram grandes proporções e também abrangeram problemas como indignação com a corrupção, PEC 37, melhorias no transporte público e os grandes gastos em eventos esportivos internacionais.

Foi as maiores mobilizações no país desde as manifestações para o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello em 1992. Em resposta o governo tomou varias medidas para tentar atender as reivindicações e o Congresso Nacional aprovou a corrupção como crime hediondo, arquivou a PEC 37 e providenciou que as taxas do transporte público anteriores ao movimento ficassem validas.

Com o que se viu pode-se perceber a luta por direitos foi firmemente estabelecidos. Contudo, é imprescindível que, diante dos argumentos exposto, mostrarmos que a luta não acabou. O governo precisa cortar gastos desnecessários e investir onde a carência, como transporte público, saúde e educação. Como resultado terá uma sociedade mais justa e democrática.

A EVOLUÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA

O modelo de saúde pública que existe hoje não é a mesma de antigamente. Para ser mais claro, no início, não havia nada. No tempo que o Brasil era uma colônia a saúde praticamente inexistiu. Os administradores exploratórios não pensavam em uma saúde governamental. O pajé era a única forma de assistência à saúde. O descaso com a saúde era tão grande que em 1789, havia no Rio de Janeiro, apenas quatro médicos. Só em 1808, com a chegada da família real portuguesa, foram criados duas escolas de medicina.

Foi no primeiro governo de Rodrigues Alves (1902-1906) que houve a primeira medida sanitarista no país. Pouco foi feito em relação à saúde depois desse período. Esse modelo começa a mudar a partir da Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas toma o poder. É criado o Ministério da Educação e Saúde.

A partir da década de 1960, ocorreu intensa mudança nas normas públicas. No movimento pela redemocratização do país, cresceram os ideais pela reforma da sociedade brasileira. A democratização na saúde fortaleceu-se no movimento pela Reforma Sanitária, avançando e organizando suas propostas na VIII Conferência Nacional de Saúde, de 1986, que conferiu as bases para a criação do Sistema Único de Saúde.

O movimento social reorganizou-se, com intensa luta travada pela afirmação dos direitos sociais. Em 1988, nova ordem jurídica, assentada na Constituição, define o Brasil um Estado Democrático de Direito, proclama a saúde direito de todos e dever do estado, estabelecendo canais e mecanismos de controle e participação social para efetivar os princípios constitucionais que garantem o direito individual e social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com