TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2 - O Que é Ideologia Para Marx, De Que Maneira Ela Se Manifesta No Mundo Social E, Em Particular, Na Sociedade Capitalista?

Exames: 2 - O Que é Ideologia Para Marx, De Que Maneira Ela Se Manifesta No Mundo Social E, Em Particular, Na Sociedade Capitalista?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  880 Visualizações

Ideologia, na concepção Marxista, enquadra-se como um conjunto de ideais que mascaram a realidade à fim de promover uma falsa consciência. Objetiva o consentimento ativo dos membros da sociedade burguesa à manutenção da ordem social estabelecida, e deste modo garante a hegemonia do pensamento burguês, encobre os reais incentivos que movem o poder e oculta a existência de um conflito de classes na sociedade burguesa.

Para Marx o poder principal é o econômico, na medida em que as ideologias e as instituições políticas têm a função de garantir a persistência de determinadas relações de produção (ao menos até que a contradição, que explode num certo momento do desenvolvimento destas relações, produza a mudança). Essa persistência dá-se através do processo de alienação, que se elabora de forma conjunta com o processo de ideologização, isto é, a introjeção da ideologia burguesa na cabeça do operário. Como estratégia de classe dominante, a produção de ideologias se pauta nos interesses da mesma, atuando como forma de fragmentar a práxis do operário. Esta é formulada na produção intelectual e acadêmica, consolidada nas instituições e divulgada na imprensa especializada e diária. Como resultado, contamina a vida do operário de ideais burgueses que o impedem de tomar consciência de classe, o que o torna cada dia mais cansativo e subserviente à exploração capitalista.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com