TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão Politico

Dissertações: Reflexão Politico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

Reflexão político-ético-social da sociedade brasileira

Interessante e muito essencial é parar para se refletir sobre a nossa sociedade ou mais precisamente como deveria ser nossa sociedade. Temos como já é sabido uma linda constituição, atualmente uma verdadeira utopia se levarmos em consideração que ela deixou de ser a lei magna para ser apenas um ponto de referência. Perguntaria sem dúvidas Aristóteles: “que bem comum é esse?!”.

Como um trabalho de assistência social pode ser desenvolvido se a própria lei que foi feita para proteger esta sendo “subjugada” pelos dito do Capitalismo “moderno” que é um dos maiores, para não dizer o maior vilão da desigualdade social.

Outro ponto que temos que ressaltar em nosso trabalho de “reflexão sobre a sociedade brasileira” é a questão dos fundamentos éticos.

Infelizmente em nosso país hoje o Governo Soberano, como diz a própria constituição, esta muito mais preocupado com questões de política partidária e interesses pessoais do que propriamente com a qualidade de vida do povo brasileiro. Lembra daquele “bem supremo” tão dito por Aristóteles, no Brasil ele não vem nem de viagem de férias.

No Brasil, historicamente, a maior parte da população está submetida a processos de alienação cultural e educacional, excluída do acesso a bens e serviços que a sociedade atual pode oferecer aos seus cidadãos. Chega a ocorrer degradação do próprio sentido do que seja efetivamente viver como um ser humano, em algumas lugares do país.

Neste contexto são efetivamente “cidadãos” aqueles que possuem renda suficiente para adquirir esses bens e serviços. Os excluídos não possuem acesso de maneira satisfatória à saúde, educação, saneamento e outros serviços. Por mais que se esteja ou não em estagnação econômica, o Governo não consegue oferecer meios para que seus habitantes possam obter por si próprios melhores condições de vida.

Esses excluídos precisam ser inseridos na sociedade organizada, tanto através de programas sociais governamentais, quanto ações de obras filantrópicas, beneficentes, ações empresárias, trabalhos voluntários e outros de cunho não-governamental para não continuarem a serem eternamente marginalizados. E mesmo que o setor governamental aumentasse a sua capacidade, a fim de incluir nos programas um maior número populacional, assim mesmo, ainda teríamos pessoas não inseridas nos programas elaborados pelo governo.

É lamentável verificar que não só a falta de ética em todos os setores – mas principalmente na política – tem contribuído para o aumento da desigualdade social, mas também toda e qualquer passividade de indivíduos que formam essa mesma sociedade. Todos nos pecamos (e pecamos muito) por nos deixar cair na normalidade – anestesiados – a corrupção, a violência, a miséria e todas as outras anormalidades e vícios de nossa sociedade brasileira.

Segundo Simon Schwartzman (2006, p.04):

As leis, sobretudo em um país como o Brasil, estão longe de ser perfeitas, e é quase impossível obter resultados importantes na ação pública obedecendo às formalidades estritas da legislação. Se Maquiavel é forte demais para ser invocado, sempre podemos citar a Max Weber e a ética da responsabilidade, como faz Fernando Henrique Cardoso em suas memórias (Cardoso and Setti 2006): o homem público não pode se contentar com a pureza de suas intenções e a obediência ao formalismo às leis: em última análise, ele será julgado pelos resultados que conseguir. A política, em um regime democrático, exige alianças, acordos, trocas de favores e benefícios, e nem sempre podemos escolher nossos aliados. A ética privada, seja em relação a sexo, que tanto preocupa os americanos do norte, ou a dinheiro, que preocupa mais os brasileiros, não é um bom preditor dos resultados da vida pública. Todos, afinal, cometemos pecados maiores ou menores em nossa vida quotidiana…

Uma das grandes questões do nosso tempo é o fato de como a política pode ser possível para o bem comum da sociedade, respeitando a individualidade do ser humano, mesmo que tenha que se equilibrar na ambigüidade do Poder.

Como Aristóteles definiu naquela sentença imortal, copiada por milhares de acadêmicos, que sequer pensaram realmente o que ela significa: o homem é um animal político. No entanto, só porque ela se utiliza a palavra “animal” não é possível concluir, a partir daí, que questão ética não tem importância, e que a vida pública deve ser entendida como um vale-tudo, na disputa pelos interesses das diferentes pessoas e grupos sociais.

O que observamos no Brasil, curiosamente, é que políticos corruptos mantém relações estáveis, de longo prazo e, em certo sentido, bastante “éticas” com seus eleitores, embora possam ter comportamentos totalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com