TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DA ESCOLA

Resenha: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  Resenha  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DA ESCOLA

A organização do trabalho escolar constitui-se uma forma de facilitar o sucesso da aprendizagem. A Lei 9394/96 possibilita a adoção de outras alternativas para a organização da escola, de modo que esta venha a atender as necessidades do processo de aprendizagem.

As várias possibilidades para a

organização do ensino, apresentadas pela LDB, devem ser adotadas de acordo com as peculiaridades de cada sistema e de cada escola, privilegiando assim, as possibilidades que melhor servirem ao desenvolvimento dos processos de aprendizagem, tendo em vista as necessidades dos alunos, seus avanços sucessivos na apropriação dos conhecimentos sistematizados.

Complete á Secretaria de Estado de a Educação planejar e orienta, em linhas gerais, os currículos, respeitando assim, a realidade e as peculiaridades socioculturais da clientela que atende, aproximando-se assim de que um currículo de parte do desenvolvimento real dos alunos, de modo que as atividades promovam a aprendizagem e o sucesso escolar dos alunos.

Na verdade, o currículo organizado a partir das dinâmicas reais dos alunos só provocará mudanças culturais (aprendizagens) na medida em que for traduzido em situações práticas nas rotinas eleitas pelo coletivo da escola.

Admite-se, ainda na perspectiva da organização do trabalho escolar, a importância de condições adequadas para o trabalho dos professores, sendo necessário, portanto, espaço e tempo reservado para estudos, planejamentos e avaliação do trabalho didático que conduzam ao aperfeiçoamento profissional docente.

Segundo a LDB/96, em seu Artigo 12°, incumbe aos estabelecimentos de ensino a responsabilidade de elaborar sua proposta pedagógica e de administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros, uma vez que esse suporte legal veio em reforço à existente, nos sistemas educacionais,

de descentralização e autonomia escolar, presente desde a década de 80.

Historicamente, a implantação de políticas educacionais de descentralização, desconcentração e autonomia escolar exige dos profissionais da educação maiores cuidados com a gestão das atividades educativas.

Do Projeto Político Pedagógico emergem necessariamente orientações que favoreçam para todos os alunos, a apropriação de conhecimento sociais, culturais, científicos a tecnológicos, identificando as dificuldades de aprendizagem, os problemas escolares, suas causas mais prováveis e os encaminhamento possíveis, principalmente a medida que provoca um pensar coletivo sobre formas e ações diferenciadas que provocam a aprendizagem do aluno.

Nessa perspectiva, é essencial que a escola crie espaços coletivos para um pensar conjunto sobre as dinâmicas que favoreçam os processos de ensino e aprendizagem, a partir de suas propostas e referenciais curriculares considerados os objetivos e as metas pretendidas e expressas no seu Projeto Político Pedagógico.

Esses momentos de reflexão coletiva são fundamentais para o desenvolvimento curricular, consubstanciado por um Projeto Político Pedagógico genuíno, que atenda às necessidade daquele grupo específico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com