TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Organizações Vistas Como Sistemas Políticos E Prisões Psíquicas

Monografias: As Organizações Vistas Como Sistemas Políticos E Prisões Psíquicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2013  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 4

AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO SISTEMAS POLÍTICOS E PRISÕES PSÍQUICAS

Na nossa sociedade a necessidade de compreender os comportamentos e atitudes de uma organização é essencial para todos os que fazem parte da mesma. Tais conhecimentos ajudam na adaptação do meio e na escolha da táctica ou estratégia adequada quando for necessário agir para determinado objectivo.

As organizações podem ser comparadas com sistemas políticos pois usam algum sistema de regras como meio de criar e manter ordem entre seus membros e também são influenciadas por interesses, conflitos e uso do poder. Nestes casos, a organização baseia-se em “jogos conscientes” entre pessoas para obter fins porém também o inconsciente baseado no conhecimento, experiência e realidade influência nas reacções, mudanças e decisões no interior das organizações.

Muitas organizações tendem a ser autocráticas em vez de democráticas pois o poder final regra geral está nas mãos de um único indivíduo ou grupo que tipicamente toma as decisões importantes.

Todas as pessoas que trabalham dentro de uma organização têm um determinado cargo, uma perspectiva de carreira e hobbies ou trabalhos extra. O conjunto destas pessoas caracterizam a organização, contudo podem gerar conflitos consoante os seus objectivos e interesses dentro da mesma. Se o grupo de pessoas está satisfeito com as suas posições dentro da empresa então não gerar-se-á conflitos, produzir-se-á bem e a organização será coesa e bem sucedida. Porém os conflitos se verificam em muitas situações e para tentar evitá-los surge o uso do poder dentro das organizações. Existem vários tipos de poder dentro das organizações com o objectivo de gerir e administrar uma empresa da melhor forma possível, de modo a evitar conflitos, manter posições e atingir os seus fins.

A partir dos interesses, conflitos e uso do poder nas organizações podemos identificar 3 tipos de visões:

• Visão unitária: retrata a sociedade como um todo integrado no qual os interesses do indivíduo e da sociedade são idênticos. É uma ideologia que tem crescido em importância juntamente com o desenvolvimento da Nação - Estado e a ideia de que os indivíduos deveriam colocar os interesses do estado acima de tudo o mais.

• Visão pluralista: retrata a sociedade em que diferentes grupos negociam e competem por uma participação no equilíbrio do poder e usam a sua influência para realizar o ideal aristotélico da política: uma ordem negociada que cria a unidade a partir da diversidade.

• Visão radical: retrata a sociedade como classes antagónicas de interesses, caracterizados por divisões sociais e políticas profundamente enraizadas que se mantém juntas tanto por coerção como por consenso.

Estas três visões podem-se verificar em diferentes partes dentro da mesma organização.

As expressões “somos uma equipa e de que vamos trabalhar juntos”, “todos queremos coisas diferentes, vamos então falar sobre isto e assim podemos todos sair ganhadores ” e “estamos todos em guerra, não confio em você e então teremos brigar até o fim” são visões unitárias, pluralistas e radicais, respectivamente.

Na visão unitária o conflito é visto como uma fonte de problemas daí o administrador unicista tente eliminar ou suprimir o conflito sempre que possível. Por sua vez o administrador pluralista reconhece que o conflito e o jogo do poder podem servir tanto para o funcionamento positivo como negativo portanto a sua principal preocupação é administrar o conflito de forma que ele traga benefícios para toda a organização ou de maneira que promova os seus interesses dentro da organização. Final mente na visão radical os conflitos têm que ser negociados em termos formais, caso se queira fazer progresso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com