TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Técnico da Bolívia

Por:   •  13/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.267 Palavras (22 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Curso de Relações Internacionais

RELATÓRIO TÉCNICO DA BOLÍVIA

Dayane Alves de Souza
Fernando Gordijo Riede
Jéssica Campos
Karine de Freitas
Nicolle Louise

São Paulo
2017

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Dayane Alves de Souza
Fernando Gordijo Riede
Jéssica Campos
Karine de Freitas
Nicolle Louise

RELATÓRIO TÉCNICO DA BOLÍVIA

Projeto Integrado apresentado ao curso de Relações Internacionais da Universidade Anhembi Morumbi, sob orientação da Profª Ms. Shirlei Moreira dos Santos.

São Paulo
2017


RESUMO

Em janeiro de 2017, a Bolívia foi eleita para um dos cobiçados assentos dos membros não-permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) por dois anos. Esta eleição desencadeou o interesse internacional neste país e seu desenvolvimento para a participação na manutenção da paz e da segurança internacional.

A Bolívia é conhecida como um país que põe em fase muitos conflitos internos e externos, bem como uma sequência de altos e baixos econômicos. Para entender o desenvolvimento da Bolívia desde a sua origem até a situação de hoje, a história longa do país é resumida e leva a uma descrição da atual situação política e econômica, bem como o antigo envolvimento da Bolívia nas Nações Unidas. O CSNU e o respectivo processo eleitoral são descritos com algum detalhe. O relatório inclui aspectos sociais, econômicos e políticos da Bolívia, e uma perspectiva da situação boliviana para daqui a alguns anos.

Graças às iniciativas iniciadas pelo atual presidente Evo Morales, vários conflitos foram abordados e as relações com outros países foi modificada. A partir dos dados apresentados pode-se concluir que a Bolívia está em ascensão economicamente, porém, suas políticas sociais ainda precisam ser melhoradas.


ABSTRACT

In January 2017, Bolivia was elected to one of the coveted seats of the non-permanent members of the United Nations Security Council (UNSC) for a term of two years. This election triggered the interest in this country, and its development into this participation in the maintenance of international peace and security.

Bolivia is known as a country phasing many internal and external conflicts, as well as a sequence of economic ups and downs. To understand Bolivia's development from its origins to today's situation, the country's long history is summarized and leads to a description of the current political and economic situation, as well as the former involvement of Bolivia in the United Nations. The UNSC and its electoral process are described in some detail. The report includes social, economic and political aspects of Bolivia, and a perspective of the Bolivian situation in a few years' time.

Thanks to the initiatives initiated by the current president Evo Morales, several conflicts were addressed and the relations with other countries were improved. From the data presented one can conclude that Bolivia is on the rise economically, but its social politics still need to be improved.


SUMÁRIO

        INTRODUÇÃO        5

1        HISTÓRIA DA BOLÍVIA        6

2        ORGANIZAÇÃO SOCIAL        10

3        POLÍTICA        11

4        CULTURA        14

5        DEMOGRAFIA        16

6        ECONOMIA        17

7        COMÉRCIO EXTERIOR        19

8        RELAÇÕES EXTERIORES ENTRE BRASIL E BOLÍVIA        20

9        BOLÍVIA, AS NAÇÕES UNIDAS E O CONSELHO DE SEGURANÇA        21

10        CONCLUSÃO        23

11        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        24



        INTRODUÇÃO

A República da Bolívia está localizada na América do Sul e tem como língua nativa o Espanhol. O país foi colonizado durante o séc. XIV pelos espanhóis, liderados por Francisco Pizarro, que fundou as cidades mais importantes da Bolívia através da exploração da população indígena.

Para se tornar um país independente de seus colonos, diversas revoltas foram realizadas pelos índios, porém muitas delas não obtiveram sucesso, até que em 1825 a Bolívia tornou-se independente enquanto Simón Bolívar tornara-se o herói do povo Boliviano. Ao logos dos anos o país passou por diversar dificuldades financeiras, porém, a partir de 2002 com a eleição de Evo Morales, o primeiro representante indígena a ser Presidente da Bolívia, as políticas econômicos surtiram efeito e a economia prosperou.

Apesar da significativa melhora das taxas econômicas, através deste relatório é possível observar que as questões sociais ainda não foram totalmente resolvidas.


  1. HISTÓRIA DA BOLÍVIA

A República da Bolívia está localizada na América do Sul e tem como língua nativa o Espanhol. O país foi colonizado durante o séc. XIV pelos espanhóis, liderados por Francisco Pizarro, que fundou as cidades mais importantes da Bolívia através da exploração da população indígena.

Para se tornar um país independente de seus colonos, diversas revoltas foram realizadas pelos índios, porém muitas delas não obtiveram sucesso, até que em 1825 a Bolívia tornou-se independente enquanto Simón Bolívar tornara-se o herói do povo Boliviano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)   pdf (364 Kb)   docx (143.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com