TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Conjuntura Econômica dos EUA

Por:   •  13/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Petrolíferas dos EUA e a OPEP

Em primeiro lugar, como a maior empresa de petróleo norte americana, e a quarta maior do mundo, a ExxonMobil tem presença nos EUA desde 1879, quando John D. Rockefeller formou a Standard Oil Company, em Ohio. A empresa evoluiu de um comerciante regional de querosene, para a maior empresa multinacional de petróleo, petroquímica e energia, de capital aberto, do mundo, participando de um cenário global onde a preocupação maior é com a sustentabilidade, criando tecnologias de energia renovável e de baixa poluição. Por estar presente em quase todos os continentes, a empresa possui uma política de investimentos diversos ao redor da localização de suas instalações. Atualmente, a ExxonMobil tem um valor de mercado de 600 bilhões de dólares e produzia 4 milhões de barris por dia no final de 2018.

Em segundo lugar temos a Chevron, a qual faz parte da lista das maiores empresas mundiais do ramo energético, especialmente no ramo petrolífero. A empresa é considerada uma SuperMajor, pela sua atuação global e poderio econômico, integrando o lobby de energia nos EUA, chamado de Big Oil, por sua influência econômica e política dentro congresso Americano.

Inicialmente a Chevron era parte da Standard Oil Company, conhecida como Standard Oil Company California ou Socal, com a separação da Standard Oil Company em várias empresas, fundou-se a Chevron. Em 2001, houve a fusão com a Texaco, e subsequentemente a fusão com a Unocal Corporation, se tornando a maior produtora de energia geotérmica do mundo. Suas atividades se baseiam em extração e transporte de petróleo e gás natural; refinação de petróleo; produção e venda de produtos químicos e geração de energia. Possui cerca de 61 mil empregados, com faturamento de U$ 120 bilhões de dólares e lucros de U$ 500 milhões de dólares anualmente.

Suas atividades se baseiam em extração e transporte de petróleo e gás natural; refinação de petróleo; produção e venda de produtos químicos e geração de energia. Possui cerca de 61 mil empregados, com faturamento de U$ 120 bilhões de dólares e lucros de U$ 500 milhões de dólares anualmente.

Em terceiro lugar está a empresa multinacional denominada ConocoPhillips (variou algumas vezes de nome durante os anos, porém, teve início como Continental Oil Transportation Campany), trabalha nos Estados Unidos e em outros países com suas subsidiárias explorando petróleo e gás natural. Em 2012 a empresa foi dividida em 2, sendo uma delas a Phillips 66, uma empresa focada na refinaria de petróleo, enquanto a Conoco se voltou para a exploração das fontes de energia. A empresa se encontra atualmente em Houston no Texas e possui uma receita declarada de 36,42 bilhões de dólares, algo bem surpreendente para uma empresa que fora dividida em duas há pouco tempo atrás.

As três empresas citadas no texto acima são, nos EUA, as maiores produtoras de petróleo nacional, e estão entre as maiores do mundo, dividindo espaço com várias empresas ao redor do mundo, principalmente empresas árabes. Recentemente, os EUA têm entrado em conflito com a organização OPEP (Organização dos países exportadores de petróleo), já que os americanos julgam a Organização de atrapalharem a inserção de norte-americanos no mercado mundial do petróleo. No mês de março a OPEP congelou o preço do petróleo, o que causou discussões entre as autoridades dos EUA, levando a surgir a proposta de uma lei anti-opep (NOPEP). Essa lei causou repercussões nos países árabes, fazendo a Arábia Saudita, maior aliada do país americano, manifestar-se publicamente, afirmando que trocaria o dólar como moeda internacional caso a lei fosse aprovada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com