TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Entre Brasil E África No século XXI

Artigo: Relações Entre Brasil E África No século XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

O começo do século XXI trouxe grande visibilidade para a África, que provou o avanço, ainda que mínimo, do processo de democratização e das políticas de desenvolvimento econômico regional.

E como já citado, o Brasil segue cooperando com o continente africano, através de relações diplomáticas e projetos, que podem ser realizados com ajuda de empresas nacionais como Sebrae e Embrapa, além de outro fator importante, a Comunidade de Países da Língua Portuguesa, que possibilita que essas atividades sejam efetivadas.

A Petrobras também vem investindo em atividades de exploração e produção de petróleo offshore na Nigéria, Angola, Guiné Equatorial e Tanzânia, segundo João Carlos Araújo Figueira, gerente executivo, cita no livro ‘’Colóquio sobre as Relações Brasil-África’’. Ele também explica que apesar da Angola ser o único país que detém produção atualmente, a Nigéria tem uma ótima perspectiva em relação a seu crescimento, o que originará investimentos de aproximadamente US$1,5 bilhão dentro de 4 anos.

Atualmente, a Petrobras integrou o plano Avança Brasil, que tem o objetivo de incorporar novas reservas e inserir a empresa no comércio internacional de petróleo e gás natural. E essas atividades foram desenvolvidas em alguns países africanos, como Guiné Equatorial, Nigéria e Trinidad & Tobago. O foco de investimento da Petrobras na África está nas atividades de exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, por ter experiência na produção nesse tipo de ambiente.

Na área agrícola, o Brasil vem investindo na produção da África através da Embrapa, a fim de abrir o mercado africano às indústrias brasileiras que atuam nessa área.

Alexandre Prestes Silveira cita também no livro ‘’Colóquio Sobre as Relações Brasil-África’’ cita a Coordenação de Cooperação Técnica com Países em Desenvolvimento, que é uma agência encarregada de implementar programas e projetos de cooperação horizontal, ou seja, ajuda a estreitar as relações do Brasil com outros países também em desenvolvimento através de disseminação de conhecimentos técnicos.

As relações entre o Brasil e a África do Sul têm sido também muito importantes. O Brasil atualmente presta assistência militar à África do Sul através de treinamentos para a guerra e logística. Com a política externa Sul-Sul do Brasil, que visa basicamente reforçar a integração entre as principais potências dos países em desenvolvimento, as relações bilaterais entre Brasil e África do Sul aumentaram muito.

Luiz Inácio Lula da Silva focou seu governo em alguns aspectos da política externa brasileira, como contribuir para um maior equilíbrio do unilateralismo; fortalecer as relações bilaterais e multilaterais, o que aumentaria o peso do país no âmbito internacional na hora de negociações políticas e econômicas; aprofundar as relações exteriores para aumentar o intercâmbio cultural, econômico e tecnológico.

Entre outras palavras, um dos principais objetivos do governo de Lula foi buscar coordenação política com países emergentes e em desenvolvimento, principalmente China, Rússia, Índia e África do Sul, os quais pretendia estreitar suas relações.

O governo de Dilma Rousseff segue o mesmo curso em alguns pontos. Ela está buscando um aprofundamento do domínio comercial brasileiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com