TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL: OS DIREITOS DA CONSTRUÇÃO EPOLITCAS socialno BRASIL DO SÉCULO XXI

Tese: POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL: OS DIREITOS DA CONSTRUÇÃO EPOLITCAS socialno BRASIL DO SÉCULO XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVICO SOCIAL

DELANE MIRANDA DA SILVA

POLITICA SOCIAL NO BRASIL :CONTRUÇÃO DOS DIREITOS EPOLITCAS SOCIALNO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XX.

JOÃO PESSOA

2013

DELANE MIRANDA DA SILVA

POLITICA SOCIAL NO BRASIL :CONTRUÇÃO DOS DIREITOS EPOLITCAS SOCIALNO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XX.

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos históricos e metodológicos do serviço social IV, Direito e legislação social e Políticas sociais I.

Profs.Paulo Sérgio Aragão, Jossan Batistute, Maria Lucimar Pereira e Clarice Kernkamp.

JOÃO PESSOA

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................... 1

2. POLITICAS SOCIAL NO BRASIL......................................... 2

3. INSTRUMENTALIDADE NO SERVIÇO SOCIAL.................. 3

4. CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E DIREITOS SOCIAIS...........4

5.CONCLUÇÃO................................................................................ 6

6.REFERÊNCIAS.................................................................................7

1. INTRODUÇÃO

Política social tem origem no capitalismo, destinado a classe trabalhadora, na luta por seus direitos, os mesmo sendo contratado pelo estado e sendo subordinada a política econômica.

Sua origem pode ser entendida como estratégia de intervenção do governo na relação social tendo como exemplo, prestações de informações, ações, adoção, consultas médicas, medidas judicial e educativa.

O enfrentamento das expressões da questão social surge o serviço social, como o mediador nas relações da capital.

2. POLITICAS SOCIAL NO BRASIL.

Surgiu como conseqüência do sistema capitalista que tem o objetivo o lucro, e conseqüentemente a exploração da classe trabalhadora.

A classe trabalhadora era tratada com exploração da sua força de trabalho, nas indústrias as condições de trabalho era precária sem respeito pelos trabalhador e ate crianças, mulheres e idosos eram explorado, pois assim o lucro do capitalismo seria maior.

Na busca de saúde coloca-se dois grupos com posições diferente: o primeiro, conservador propunha o enfrentamento das questão social: o segundo , era progressista apontava a necessidade de alteração no sistema econômico do governo, como condição para cometer uma revolução

O Brasil no séc. XX traz a trajetória da política sociais em dois momento. Segundo Vieira(2004), o primeiro período e de controle da política marcantes a ditadura de Getulio e o segundo período de política de controle, cobre a época da instalação da ditadura militar em 1964 até a conclusão dos trabalhos de constituição de 1988.

Os Códigos de Ética Profissional do Serviço Social de 1947, 1965, 1975, 1986 e por fim o de 1993, marcam a Reconceituação e ruptura que a classe trabalhadora almeja. os avanços que foram conquistados pela classe profissional, serve para uma melhor atuação em defesa pela cidadania do indivíduo.

O final da década de 1980 representava um período maior idade intelectual com produções bastante frutíferas, em termos de avanços críticos demarcados pela importância das discussões desencadeadas a partir de 1982, sobre a prática do serviço social enquanto uma das especializações na divisão social e técnica do trabalho (SIKORSKI E BOGADO, 2009).

3. INSTRUMENTALIDADE NO SERVIÇO SOCIAL.

Pratica do assistente social acontece das relação do seres humanos dadas em diversas expressões da vida afetiva, social, política, os grupos de trabalho, os grupos comunitário, entre outras,(Sikorki e bogado, p.44, 2009).

O serviço social pode ser compreendido como estudos dos métodos, dos instrumentos, das técnicas e do modo como acontece a pratica profissional, ou seja, pode ser entendida como a junção entre, técnica e instrumento ( semento.1994 p.232).

é a metodologia que vai garantir ao serviço social o conhecimento e transformação de um dado objeto construído, entendida como uma unidade do método com as técnicas e instrumentos uma vez, que busca coerência entre situações objetivas e respostas) cuja teoria oferece uma demanda visão de homem e de mundo dirigindo uma ação sobre o objetivo, cuja transformação é intencional, situada [...]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com