TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Internacionais Weber e Durkein

Por:   •  10/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Metodologia Científica

Alunos: Izabela Rubens e Jean Paul Bacoly

Relações Internacionais – Manhã

Texto: “Experiência e comportamento”

1) Qual o objetivo de análise do artigo em questão?

    Ao analisar o comportamento uniformizado de alguns cientistas em relação ao estrangeirismo e ao não aprofundamento das análises, o autor observou no que respeita a adequação das teorias nas sociedades analisadas. Segundo ele, há uma desvinculação das análises de hoje com as dos séculos XIX e XX. Marx, Dukhein e Weber ajudariam os cientistas sociais a reconhecer a “lei” de fundamentação da sociedade e da história.

2) Qual é a linguagem escolhida pelo autor e como ela corrobora para a lógica do texto?

   O autor utilizou uma linguagem “simbólica” ao falar de fetiches conceituais e de jaleco retórico. Fetiches conceituais porque, para o autor, não há aprofundamento das pesquisas e sociedades analisadas. No entanto, há um desvinculo com fundamentos dos cientistas dos séculos XIX e XX (Marx, Dukhein e Weber).

3) Que problematização revela a lógica do artigo?

    O autor expôs que há uma visão “marketeira”, jornalística. Ele também revela o não comprometimento dos cientistas da área das ciências humanas, já que os mesmos só produzem de forma generalizada do senso comum as sociedades  estudadas por eles. Ele alega que os professores muitas vezes não vestem o “jaleco da missão” que é ensinar a pensar de forma crítica e a evitar a uniformização de objetos de análise. Observa-se também que há o predomínio de jargões no lugar da aplicação de conceitos que fundamentam técnicas explicativas. O autor diz que o jargão não é em muitos casos traduzível em termo de conceito, e no âmbito da investigação, resta a desejar, a qualidade e o valor cognitivo. Apesar de haver um único método de análise, não se deve analisar como o das ciências naturais. Para ele determinados fenômenos são comuns em que o pesquisador toma o seu próprio “sistema”, o mais real possível dos fatos como eles realmente são. O autor destaca que há uma infidelidade nas leis sociológicas e estas trocas pelo “fetichismo do conceito” à inveja de pesquisas empíricas nós levaram à substituição o socialmente real pelos fantasmas de realidades duvidosas.  

Senso crítico

   O autor almeja em nos dizer que não teria um modelo específico para transmitir o conhecimento. Podemos constatar a utilização da linguagem estrangeira com o intuito de selecionar o público que irá ler o seu artigo.

   As linguagens que foram utilizadas nas diferentes camadas das sociedades têm como objetivo, a preocupação de comunicar de forma rápida, clara e concisa, tornando-se assim a principal via que estabelecem a transmissão das idéias que estão sendo expostas no artigo.

Texto: “Lógica, linguagem, pensamento e realidade”

1) Qual o objetivo de análise do artigo em questão?

    O artigo expõe que as experiências de vida são o real objeto de análise, pois foi através delas que foi corroborada a caracterização do que é entendido por lógica, linguagem, pensamento e realidade.

2) Qual é a linguagem escolhida pelo autor e como ela corrobora para a lógica do texto?

    A linguagem empregada pelo autor foi culta, porém não rebuscada. Tal recurso de sofisticação não foi empregado já que o mesmo não auxiliaria na compreensão do tema exposto, já que ele possui uma natureza de difícil entendimento.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com