TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Weber E Suas Questões Sociais!

Artigo: Weber E Suas Questões Sociais!. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2013  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 2

Nessa luta, os príncipes contaram primeiro com ao apoio das ordens, principalmente as de caráter religioso, que mantinham uma relativa autonomia dos senhores feudais e, depois, com uma burocracia, formada por “especialistas”, advindos da burguesia nascente. Os príncipes foram vitoriosos e criou-se uma burocracia que, embora enfeixasse parcelas de poder, não era mais “proprietária” dos meios de gestão do Estado.O sociólogo alemão Max Weber (1864 – 1920), numa conferência chamada A Política como Vocação, define a Política como a atividade de direção do Estado ou influência que se exerça neste sentido. Para ele, o Estado é a comunidade humana que, dentro dos limites de determinado território, reivindica o monopólio de uso legítimo da violência física. A violência é o instrumento específico de que se vale o Estado.

Para Weber, o estado moderno surgiu das luta dos príncipes para expropriar o que ele chama de “meios de gestão do Estado” das mãos da aristocracia feudal. Esses meios de gestão, posse privada dos senhores feudais, eram fundamentalmente os exércitos e uma incipiente burocracia, que estavam ligadas por dever ou soldo a cada senhor feudal, e só a ele deviam obediência.

Nessa luta, os príncipes contaram primeiro com ao apoio das ordens, principalmente as de caráter religioso, que mantinham uma relativa autonomia dos senhores feudais e, depois, com uma burocracia, formada por “especialistas”, advindos da burguesia nascente. Os príncipes foram vitoriosos e criou-se uma burocracia que, embora enfeixasse parcelas de poder, não era mais “proprietária” dos meios de gestão do Estado.

Outros dois conceitos fundamentais apresentados por Weber foram o de Ética da convicção, que é a doutrina pura, os atos de valor exemplar; e o de Ética da responsabilidade, que envolve a previsibilidade, com atos que levam em conta sua conseqüência

Para Weber, “ética da convicção e ética da responsabilidade não se contrapõem, mas se completam e, em conjunto, formam o homem autêntico, isto é, um homem que pode aspirar à ‘vocação política’”. Teremos alguns (e algumas) deste tipo nas próximas eleições municipais. Procure conhecê-los

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com