TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WEBER E A EDUCAÇAO

Artigos Científicos: WEBER E A EDUCAÇAO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 4

Desde a antiguidade o homem procurou preocupar-se em buscar resposta para si mesmo e para o mundo em que vive. Encontrar respostas e soluções era significativo. Nos tempos antigos, na era Pitágoras, Homero,Sócrates não era através dos livros, palestras ou outros meios assim, apenas pelo pensar.

Percorrendo o caminho do tempo, chegando aos dias de hoje, o buscar de respostas para tudo inicia-se na escola, exercitando o aluno a trabalhar com sua mente,ou seja, o homem é levado a pensar desde a infância. Deste modo, o pensar tem sido na historia uma ferramenta indispensável para o homem.

Se a filosofia é o exercício do pensar, de buscar a verdade, ou etimologicamente falando, “amigo da sabedoria”, ela é necessária para a Educação. Pois na Educação que o saber se eleva, se constrói.  Se o modo de explorar a realidade desde a antiguidade foi pelo meio da reflexão, do pensamento, hoje não é diferente.

Hoje o papel da Filosofia é o mesmo desde o tempo de Platão. Levantar questionamentos, procurar a razão, buscar a verdade e se abster do próprio ponto de vista para aceitar a realidade que nos cerca.

Filosofia e Educação caminham juntas. É impossível falar em educação e não falar em Filosofia. Ainda que de forma inconsciente, o homem vivencia a filosofia em seu dia-a-dia. Tendo a Filosofia como o estudo que orienta o individuo

tanto na visão concreta na visão de vida, como seus valores e significados, é imprescindível quando se fala em conduta humana no geral.

Portanto no educar, que significa orientar, conduzir, que é uma influência deliberada e sistemática de um ser "maduro" para um ser "imaturo", através da instrução, ensino e disciplina e desenvolvimento "harmonioso" de todas as potencialidades do ser humano, pode-se afirmar que não existe educação sem a associação filosófica. Não se pode negar que todas as correntes filosóficas, deram contribuições super valorosas na construção da educação.

Ainda que o homem não tenha consciência, educar, ensinar, torna-se sinônimo de filosofar.

A educação esteve presente em toda a história junto com a Filosofia. Com Sócrates, o homem voltou-se para sim mesmo, ou seja, o homem começou a questionar. E este questionamento, este autoconhecimento do homem se dava, sobretudo com o diálogo mútuo. Sócrates era defensor do diálogo como método da Educação. É um ponto importante para o ensino, pois, atualmente é essencial que haja diálogo na sala de aula para um bom crescimento intelectual e humano também.  

Ainda na antiguidade, para Platão e Aristóteles, apesar de possuírem pensamentos opostos, idealista e realista, respectivamente, a Educação tinha um ponto em comum: formava o homem moralmente, em seu caráter. Ou seja, a Educação transformava o homem.

Percorrendo dentro da modernidade, chegando até Kant, a afirmação de Platão não é muito diferente do mesmo. A Educação também transforma o homem em um indivíduo mais comportamental, ou seja, de boa vivência na lei moral.

Chegando à contemporaneidade, a reflexão feita por Sócrates é pressuposital à John Dewey. Na questão do diálogo, Dewey também afirmava de sua importância, principalmente nos trabalhos grupais. Outra semelhança é no método maiêutico de Sócrates. Dewey também pensava que o professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com