TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Adam Smith

Seminário: Resenha Adam Smith. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Seminário  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

Perguntas:

1. Caro Adam Smith podemos dizer que concordamos em alguns pontos, e um deles e a questão da divisão do trabalho, na qual, determina as relações dos indivíduos entre si dando referência material, instrumento e de produção do trabalho.

Mesmo sabendo que você não acredita muito na utilização do conhecimento científico-tecnológico na produção capitalista eu acredito que isso possa se se torna o motor da criação da riqueza efetiva. E esta é cada vez menos dependente do tempo de trabalho.

Esse conhecimento científico, que resulta da apropriação capitalista do saber social geral, mostra-se como tendência da produção e reprodução capitalista, em sua fase avançada. Isso acentua cada vez mais a separação entre a execução do trabalho e a reflexão acerca do que se faz, acentuando o estranhamento (a alienação) do sujeito em relação ao que ele faz.

2. Adam Smith acredita que a subsistência é o trabalho e a sua divisão social conforme as habilidades, oportunidades e investimentos usados em bens que rendem mais dinheiro. Em conseqüência, subsistir é trabalhar.

Thomas Malthus supunha que a oferta de força de trabalho era inexaurível, sendo limitada apenas pelo fundo de salário, assim, qualquer melhoria no padrão de vida de grande massa é temporária, pois ela ocasiona um inevitável aumento da população, que acaba impedindo qualquer possibilidade de melhoria e salários.

Robert Owen acreditava na melhoria para classe trabalhadora e na necessidade de reformas no setor de produção. A filosofia dele era que ninguém era responsável por sua vontade e suas próprias ações, pois todo seu caráter é formado independentemente de si mesmo, as pessoas são produtos de sua hereditariedade e ambiente, daí o seu apoio à educação e reforma trabalhista.

Karl Marx afirma que o mais importante benefício econômico do capitalismo era um rápido crescimento na produtividade. Marx também desenvolveu que a noção de que os trabalhadores poderiam ser prejudicados na medida em que o capitalismo se torna se mais produtivo, assim a subsistência ia se torna insuportável.

3. O salário de subsistência deveria ser o necessário para que uma pessoa possa ter o que vestir, se alimentar, ter uma casa adequada e garantir a reprodução da força de trabalho,e seus momentos de lazer.Porem um outro aspecto a considerar é que na medida em que se reduzem as prestações e os direitos sociais, o salário teria de ser aumentado para pelo menos manter o mesmo nível de subsistência. Exemplo da saúde e segurança. Portanto a noção de salário de subsistência é tanto uma questão social como um importante elemento do desenvolvimento econômico.

4. Segundo Marx um modo de produção é marcado por um modo de cooperação ou estágio social sendo ele mesmo uma força produtiva. (mais-valia).

A divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual se configura na relação entre trabalhadores técnico-científicos, cuja função é organizar o processo de trabalho e os operários que o executam.

Essa é uma relação hierárquica. Os operários estão submetidos à lógica que o capital impôs ao processo de trabalho. Quem atua para submetê-los são os trabalhadores técnico-científicos, que se constituem em agentes do capital.Sendo assim começa a luta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com