TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo "A Questão Social No Brasil", De COHN, Amélia

Artigo: Resumo "A Questão Social No Brasil", De COHN, Amélia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  949 Visualizações

O texto inicia falando dos diversos problemas e injustiças sociais que o Brasil enfrenta. Há questões que a sociedade enxerga como ameaça à ordem social e a elite econômica é que reclama disso para o governo. As entidades filantrópicas tem há muito tempo a missão de auxiliar a classe mais necessitada.

Os direitos sociais no Brasil têm como público-alvo os cidadãos, que são quem paga impostos e devem ser protegidos pelo sistema de proteção social (traços clientelistas do Estado) e os de classes vulneráveis, são aqueles que não contribuem com muitos ou nenhum imposto(s), todavia, devem participar de programas sociais que o governo trata como paternalistas. O texto entra neste quesito de como o dever é confundido com caridade, resultando até em uma privatização e terceirização da produção de serviços sociais, o que gera uma diminuição de custos para o Estado. A questão social no Brasil chega a ser denominada de “Totalitarismo Neoliberal” e “Fascismo Social”

O texto em geral aborda a transformação do papel social do Estado brasileiro diante da população e termina falando da transformação das desigualdades sociais, da naturalização da pobreza. Não obstante, que o país continuará passando por transformações que construam e regulamentem os problemas que o povo enfrenta.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com