TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO : A ECONOMIA POLÍTICA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Por:   •  9/8/2016  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  2.765 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO LIVRO : A ECONOMIA POLÍTICA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

ROBERT GILPIN

CAPÍTULO 1

NATUREZA DA ECONOMIA POLITICA

Robert Gilpin começa o seu livro abordando a natureza da Economia Política. Ele afirma que há um certo entendimento a respeito da coexistência entre o Estado e mercado, os dois atuam paralelamente. Mas não são todos os estudiosos da Economia Política que defendem essa ideia, e nem ela é uma teoria unificada dentro da área da Economia Política, sendo classificada como uma mistura eclética de métodos analíticos e perspectivas teóricas.

O autor, então, desenvolve a respeito da função do Estado e mercado, ambos funcionam como mecanismos de para alocação de recursos e produtos. Sem a presença do Estado, predominaria o interesse individual e o mercado funcionaria a base dos preços relativos dos serviços e mercadorias. Sem a presença do mercado, o Estado distribuiria os recursos de acordo com seus interesses e objetivos políticos. Como há a presença de ambos, o Estado e o mercado então interagem para influenciar a distribuição de riqueza e poder nas Relações Internacionais.

A Economia Política versa então sobre o conflito entre a crescente interdependência técnica e econômica do mundo e a contínua com partimentalização do sistema político – o mercado tende a ultra passar as fronteiras nacionais e o Estado restringe as ativi dades econômicas. A EPI estuda três principais temas: as causas e efeitos econômicos e políticos do surgimento de uma economia de mercado, o vínculo entre a mudança econômica e política e o significado da economia mundial para as internas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com