TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão crítica de questões-chave relacionadas à avaliação do desempenho

Relatório de pesquisa: Revisão crítica de questões-chave relacionadas à avaliação do desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1:Resenha crítica sobre questões fundamentais relacionadas a avaliação de desempenho.

Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas. 3ª ed. Rio de janeiro: Elsevier,2010, Cap. 8.

Descobrimos que existem algumas questões fundamentais sobre a avaliação de desempenho, que são: porque avaliar, qual desempenho deve ser avaliado, quem deve fazer a avalição, como avaliar, quando avaliar e como comunicar a avaliação.

O desempenho humano tem que ser excelente em todos os momentos para que a empresa tenha capacidade para atuar no mundo globalizado de hoje. Essa avaliação é um processo dinâmico que envolve o gerente e o avaliado, com a avaliação é possível detectar problemas de supervisão e gerencia, adequação e integração das pessoas a cargo, carência de treinamento entre outros problemas.

O porque avaliar o desempenho. Todo colaborador tem que saber sobre seu desempenho, é necessário que ele saiba como esta seu desempenho como profissional dentro da organização, tem que ser passado o feedback para que ele possa executar seu trabalho com perfeição. O Feedback é o resultado da avaliação, é a forma de melhorar as atividades exercidas e ao mesmo tempo reconhecer o bom trabalho do profissional. E ajudando no julgamento para aumento salarial, promoções, transferências e em muito dos casos a demissão do funcionário. Por isso a importância de executar a avaliação.

Verificamos também que a avaliação deve mostrar ao colaborador o que as pessoas pensam a respeito do seu desenvolvimento do trabalho. Em geral as avaliações são monopolizadas pelo departamento de gestão de pessoas, mas muitas das vezes essa avaliação pode ser feita pelo próprio funcionário, pelo seu superior, gerente... Ou seja cada pessoa deve e pode avaliar seu desempenho afim de alcançar metas e resultados significantes dentro da organização.

Com o desempenho é possível analisar a postura profissional, o conhecimento técnico e a relação daquele funcionário com seu colega. Sendo assim de grande importância também para o alcance de metas organizacionais. Dicas para uma boa avalição: Ser mais presente, faça um diário pra anotar erros e acertos mais importantes de cada colaborador, interaja com sua equipe, peça uma autocritica, realize uma entrevista periódica e seja firme mas não inflexível.

“A avalição do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das tarefas que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.” Pag.268

Considerando esses fatos, é interessante saber que a avalição de desempenho é um sistema de avaliação de extrema importância para o funcionário e sua carreira junto a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com