TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUS - Modelo De Atenção à Saúde

Artigo: SUS - Modelo De Atenção à Saúde. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

1. MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE NO BRASIL

Integralidade, qualidade, equidade e participação social são os princípios fundamentais da atenção básica de saúde no brasil.

O modelo assistencial diz respeito à organização das ações de atenção à saúde, envolvendo os aspectos tecnológicos e assistenciais. Isto é, uma forma de organização e articulação entre os diversos recursos físicos, tecnológicos e humanos de uma coletividade.

Também diz que o atendimento tem que ser universal, ou seja, todo cidadão tem direito à atenção a saúde e é dever do estado promover.

Os determinantes sociais da saúde incluem as condições de vida e trabalho, habitação, saneamento, ambiente de trabalho, serviços de saúde e educação.

Uma de suas criações para melhoria foi modelo médico preventivista, que visa cuidar da saúde do individuo e não a doença.

Sua atuação na prevenção das doenças e controle dos agravos é feita por meio do modelo biomédico, que visa mudar comportamentos individuais em condições de moradia, rotina, higiene, conceitos.

Este modelo pode ser entendido como um conjunto de técnicas, representado por programas e ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças e de suas complicações. São destinadas a melhorar a qualidade de vida das pessoas, e com isso produz impactos desde financeiros até mercadológicos.

Diversos programas foram criados com atenção direcionada tais como Programa Saúde da Família, Saúde do Idoso, entre outras. A ideia é trazer a saúde para perto do cidadão.

Também criaram-se campanhas sanitárias como Campanha de vacinação, uso de preservativo para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, Programa Nacional de Combate a Dengue.

Implantou o plano de atenção gerenciada vindo dos EUA. Ele veio com a proposta de diminuir os custos valorizando o médico clinico geral, preparando melhor este profissional e com isso resolver 80% dos casos sem precisar de encaminhamento para médicos especialistas.

2. POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO

A Humanização do sistema saúde não é visto como um programa e sim como uma política que atravessa diferentes ações e instâncias gestoras do SUS.

Implica na tradução dos princípios dos SUS, construção de trocas solidárias e comprometidas com a tarefa de produção da saúde, contagiar por atitudes de ações humanizadoras os gestores, trabalhadores da saúde e usuários da rede SUS.

A Humanização é entendida como valorização dos usuários, trabalhadores e gestores da rede SUS com o aumento do grau de co-responsabilidade na produção da saúde, aumento da autonomia, papel nas decisões e vínculos solidários, participação coletiva no processo de gestão, identificação de suas necessidades sociais, melhoria na condição de trabalho e de atendimento.

Para ser colocado em prática precisa ser fortalecido o trabalho em rede com equipes multiprofissionais, pacto entre os níveis de gestão do SUS (federal, estadual e municipal), trabalhadores e usuários e o resgate dos fundamentos básicos que norteiam as práticas de saúde no SUS, reconhecendo os gestores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com