TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sandalias e Chinelos Havaianas

Por:   •  27/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.752 Palavras (12 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

COMÉRCIO EXTERIOR

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR –

PIM V

Empresa: Sandalias e Chinelos Havaianas

ESTADO: MATO GROSSO - CUIABÁ

ANO:2021

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

COMÉRCIO EXTERIOR

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR –

PIM V

Empresa: Sandalias e Chinelos Havaianas

 ALUNO: THIAGO OLIVEIRA DE FARIAS R. A. 2048875

Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM V,

apresentado como um dos pré-requisitos para

 a aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior

 de Tecnologia em Comércio Esterior.

ESTADO: MATO GROSSO - CUIABÁ

ANO:2021

Introdução

Neste trabalho iremos contar um pouco sobre a história da empresa Havaianas, iremos ver como surgiu as primeiras sandálias da empresa ,ver qual foi a inspiração do design das sandálias e quando elas surgiram, vamos ver o sucesso das Havaianas e também as dificuldades que a Empresa enfrentou, a empresa usou o marketing em combate a pirataria alertando os consumidores que não deveriam aceitar sandálias falsificadas, fajutas, só as legítimas.

Em 2007 iremos ver a empresa Havaianas notou que mercado Brasileiro estava saturado, mas vinham crescendo no mercado externo, Foi aí que as Havaianas começou uma importante fase da expansão internacional da marca, Logo a marca virou assunto nas páginas das grandes revistas e jornais do mundo e conquistaram algumas das vitrines mais concorridas do planeta.

As Havaianas também teve suas dificuldades para começar a exportar para o exterior, (Cerca de 39% das empresas exportadoras reclamam das dificuldades burocráticas para exportar), Como qualquer produto no mercado, você não pode deixar de ter um produto atualizado, e tem que ser fabricado com processo de produção competitivo e que mantenha os prazos de entrega em dias, Observa-se também que por causa dos altos custos para se manter uma empresa em nosso País, O excesso de regulamentações, A péssima imagem do Brasil perante os países importadores, As Políticas cambiais inadequadas e as constantes ondas de Instabilidade econômica no País ,O sistema Brasileiro acaba se tornando pouco competitivo no mercado externo.

A empresa Havaianas sempre investiu em Marketing, contratando estilistas líderes para criar cores e designs atraentes, e logo celebridades brasileiras e internacionais estavam usando as novas sandálias coloridas, A empresa tem um foco constante na inovação de produtos; comunicação; e respostas rápidas e flexíveis para conhecer o gostos dos seus consumidores. A empresa reagiu rapidamente à inteligência de mercado introduzindo novas sandálias com topos fechados para climas mais frios, sandálias com alças ao redor do tornozelo e até sandálias com diamantes reais para desfiles de moda. E por essas diversas estratégias e investimento em Marketing  os chinelos Havaianas podem ser vistos nos pés das mais diversas pessoas e suas diferentes classes sociais.

Também iremos ver um pouco sobre os lucros, vendas e despesas típica e atípica da empresa Havaianas, e como ela vem lidando com os problemas perante a pandemia do COVID-19.

SUMÁRIO

  1. Historia da Empresa.......................................................................................... 5
  2. Exportação e Expansão..................................................................................... 6
  3. Marketing e Geomarketing............................................................................... 8
  4. Lucros e Despesas Financeiras........................................................................ 10
  5. Conclusão........................................................................................................ 11
  6. Referências...................................................................................................... 12

Historia Da Empresa

O design das sandálias Havaianas foi inspirado em uma típica sandália japonesa, conhecida como Zori: calçado que era feito por um fino solado de palha de arroz e tiras de tecido. A marca Havaianas começou como um chinelo básico para trabalhadores humildes que trabalhavam em obras ou plantações aqui no Brasil.

 Em 1962, a São Paulo Alpargatas utilizou a borracha como matéria-prima e assim adaptou a sandália japonesa ao mercado brasileiro,(Observação: O Nome Havaianas foi emprestado do Havaí ). O formato do grão de arroz foi utilizado para a textura da palmilha e remete à sua inspiração. Uma curiosidade! Quando as Havaianas já eram um sucesso, muita gente começou a (piratear) copiá-las . Com isso, as propagandas das Havaianas começaram a alertar os consumidores que não deveriam aceitar sandálias (falsificadas) fajutas, só as legítimas. (Observação: E tanto se falou em fajuta que a palavra foi parar no dicionário Aurélio como sinônimo de produto falsificado e de má qualidade).

Já no início dos anos 90, os próprios consumidores ditam a moda, virando a parte branca do chinelo Havaianas para baixo e deixando a colorida para cima na tentativa de “criar” uma sandália todinha de uma só cor. Após esse movimento, surgiram os modelos de chinelos Havaianas monocolores: as sandálias Havaianas Top nas cores preta, azul royal, lilás e pink. Inicialmente em quatro cores, hoje a linha Top está disponível em mais de 15 cores diferentes.

Hoje as Havaianas é uma marca brasileira de sandálias de borracha produzidas pela Alpargatas, uma empresa da Itaúsa, (Observação: A Itaúsa é uma holding brasileira de investimentos de capital aberto com mais de 45 anos de trajetória) ,proprietária de empresas como Itaú Unibanco e Duratex.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com