TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Scientific Research Methodology

Tese: Scientific Research Methodology. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Tese  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

QUESTIONÁRIO

De acordo com o filme “a espinha dorsal da noite” (série cosmos – 7º episódio), responda as seguintes questões:

1. A primeira etapa do processo que leva o homem “da ignorância para o conhecimento”, assim como “do conhecimento do bairro para o conhecimento do universo” é a curiosidade na forma de perguntas . No caso do narrador deste episódio, os principais responsáveis por incentivar este valor foram os seus pais e professores .

2. Na linguagem científica moderna, “fogueiras”, “luzes no céu” e “sóis distantes” são consideradas hipóteses acerca do que são estrelas.

3. Os bons cientistas, assim como as crianças, têm em comum a curiosidade.

4. Explique o que é o cosmo e por que sua concepção representou um despertar filosófico e científico.

O cosmo é totalidade de todas as coisas deste grande universo em ordem, desde das estrelas, até as partículas subatômicas . Nas ilhas gregas , por volta do século VI, ouve um despertar entre os filósofos e geração do pensamento cientifico , em nossa sociedade e dentro de nos mesmos, surgiu então mas raciocínio sobre o que seria o universo. Onde tudo era formado por átomos, que nos seres humanos éramos evoluído de formas simples, e que nem, o que nos aconteciam eram causados pelos demônios. A terra não era o centro do universo, e sim que ela girava igual aos demais planetas em torno do sol.

Esse modo de raciocinar tirou o universo caos . Agora o universo estava reconhecido , por estava em ordem e tem regras que ate a natureza respeita ,sendo assim essa organização foi chamada de cosmo. Assim aparecendo o primeiro confronto entre ciência e religião.

5. Explique o contexto social, político, econômico, cultural e religioso que favoreceu o florescimento da ciência entre os jônios.

O florescimento cientifico ocorreu entre 600 a 400 a.c, onde o poder maior se encontrava na mão dos mercadores. Que promoviam a tecnologia , que dependia sua prosperidade. Logo os pioneiros da ciência foram os mercadores, os artesãos e seus filhos.

Os jônios com o seu isolamento na ilhas gregas promoveu a diversidade por estar além das fronteiras dos impérios, o poder não era concentrado a ponto de conformidade ser absoluta, assim a pesquisa era livre, tornou-se viável .

Os jônios participavam ativamente da expansão grega , e colaboravam significamente com o desenvolvimento da cultura grega antiga, principalmente da ciência e do racionalismo. Foi aonde nasceram as primeiras tentativas ,plenamente racional , de descrição e explicação da natureza do mundo. Havia inúmeras vantagem , entre os jônias pois nos seus portos havia troca de produtos, ideias e historias. Se encontravam num local , em que as comunicações com diversos povos e suas respectivas culturas era que privilegiada. Ou seja o conflito entre rituais e tradição, preconceito entre outros, gerou duvidas e perguntas , assim surgindo a compreensão de que havia princípios, forças e leis da natureza. O mundo poderia ser feito não ser feito pelos deuses , mas sim do resultado de forças matérias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com