TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia E Geopolítica

Artigo: Socioeconomia E Geopolítica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 4

1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

A Inglaterra era o berço da hegemonia do capitalismo por diversos fatores tais como, sua localização e riquezas naturais. Posteriormente, porém, com a primeira guerra mundial os países europeus estavam arruinados e os Estado Unidos em ápice econômico. Outra influencia essa mudança de rumo, foi a criação de meios de produção como o Taylorismo e Fordismo. Taylorismo tinha como responsabilidade a especificação do trabalho com o menor tempo possível e o Fordismo ,a linha de montagem para consumo em massa. Assim, as principais dimensões que auxiliaram na queda da Inglaterra e promoção dos Estados Unidos foram o final da grande guerra e a inclusão dos meios.A ascensão dos Estados Unidos aumentou no final da Segunda Guerra,com o Plano Marshall, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia,quando os EUA financiaram a reconstrução dos abalos da guerra.

2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

A ONU patrocina a campanha “Os oito objetivos do milênio (ODM)” pela qual 189 nações se comprometeram em, até 2015, atingir as metas propostas. Aqui se encontra uma exposição de dados do Brasil e Bangladesh sobre os oito objetivos do milênio retirados dos sites responsáveis por exibir os resultados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de cada país.

O primeiro objetivo é “acabar com a fome e a misera”: O Brasil reduziu drasticamente seu índice de extrema pobreza, de 25,6% em 1990 para 4,8% em 2008. Já Bangladesh vem tendo uma queda em seus números que foram de 70,2% em 1990/91 para 43,3% em 2010.

O segundo objetivo é “educação básica de qualidade para todos”. Segundo o 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos oito objetivos do milênio, em 2008 o Brasil tinha 94,9% da população de 7 a 14 anos matriculadas no ensino fundamental, enquanto em Bangladesh em 1990/91 era 60,5% em 2011 subiu 98,7%.

O terceiro objetivo é “igualdade entre os sexos e valorização da mulher.” Em 2008 o Brasil tinha 57,6% das mulheres economicamente ativas as quais conquistaram 11,6% do total de assentos das assembleias legislativas em 2010. Já em Bangladesh 20% dos assentos parlamentares foram ocupados pelo sexo feminino, superando o Brasil.

O quarto objetivo é “reduzir a mortalidade na infantil”. O Brasil conseguiu reduzir seu índice mais que pela metade, foi de 47,1 mortes por mil nascidos vivos em 1990 para 19 em mil nascimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com