TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solubilidade de seus compostos

Seminário: Solubilidade de seus compostos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Seminário  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

Parte V – Solubilidade de seus compostos

No tubo 1, a reação permaneceu incolor, devido ao fato de que o magnésio e maior e facilitam a hidratação devido ao fato de que quanto maior o metal, menor a energia reticular, sendo assim o Mg é bastante solúvel.

No tubo 2 e 3, as soluções ficaram inicialmente turvas e, logo em seguida formou precipitado branco, devido ao fato de que os sulfatos formados, de estrôncio e bário, são insolúveis sendo que tal característica é explorada em análise qualitativa.

Nos tubos 4,5 e 6 a coloração da solução permaneceu a mesma, devido ao fato de que os íons de Mg, Sr e Ba são solúveis em dicromatos, porém foi perceptível formação de precipitado no tubo 6. Isto porque a reação de dicromato com bário é incompleta por conta da formação de um ácido forte, como resultado da reação de precipitação segundo equação abaixo:

Cr2 + 2Ba2+ + H2O  2BaCrO4 + 2H+

Os íons de magnésio e estrôncio não formam precipitados nas condições em que foram manipuladas as reações.

Nos tubos 7,8 e 9 a solução ficou turva e em seguida formou precipitado branco, isso porque os íons são insolúveis em soluções alcalinas. Ocorre formação de eletrólitos fracos que são poucos solúveis.

Conclusão

A solubilidade de compostos íonicos depende da energia de reticular. Para que haja a solubilização desses compostos a energia de hidratação ou solvatação deve superar a energia reticular, sendo assim o processo dissociação dos íons energeticamente favorável. Sendo assim, nos tubos em que foram formados precipitados são os casos em que a energia de solvatação não foi suficiente para promover a dissociação do sal. Sendo assim, um decréscimo na energia reticular favorece a solubilização enquanto o decréscimo da energia de hidratação desfavorece. Na maioria dos casos, os metais se tornam mais solúveis a medida que seu raio aumenta, porém com os fluoretos e hidróxidos ocorre o inverso o que explica a insolubilidade dos íons de Magnésio, estrôncio e bário em soluções alcalinas, além disso Mg, Ca, Sr e Ba são de caráter básico, logo reagem com ácido liberando hidrogênio e formando sais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com