TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stuart Mill

Ensaios: Stuart Mill. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 5

Quem foi Stuart Mill?

John Stuart Mill foi um filósofo e economista inglês, tendo sido um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX. Nasceu em Londres no ano de 1806 e, desde muito jovem, começou a ser educado por seu pai, James Mill. Aos três anos começou a estudar grego. Com oito, falava latim e com doze anos já havia lido a maioria das obras do pensamento clássico. Quando contava com dezessete anos passou um ano na França, na casa de Samuel Bentham, irmão de Jeremy Bentham, precursor do utilitarismo. Nesse período, teve a oportunidade de se aprofundar nos estudos da Lógica, da Metafísica, do Direito, da Economia, entre outras ciências.

Em 1823 entrou para a Companhia das Índias Orientais, onde trabalhava seu pai. Com a morte de James Mill em 1836, Stuart é promovido ao cargo de supervisor na mesma Companhia. Casou-se em 1851 com Harriet Taylor, também filósofa e grande influenciadora na obra de Mill no que tange à luta pelos direitos das mulheres. O ano de 1858 marcou Stuart Mill pelo falecimento de Harriet e pela decisão de se retirar da Companhia das Índias Orientais. No ano de 1865 entrou para a vida política e foi eleito membro do Parlamento da Inglaterra pelo distrito de Westminster. No mesmo ano, foi nomeado Reitor da Universidade de Saint Andrew. O ano de 1867 foi marcante para a vida de Stuart Mill que, motivado pelos ideais de Harriet Taylor Mill, propôs no Parlamento o voto político extensivo às mulheres, mas infelizmente não obteve êxito em seu intento.

Stuart Mill faleceu em 8 de maio de 1873 na cidade de Avignon, na França.

Stuart Mill e seu tempo

Stuart Mill viveu boa parte de sua vida na Era Vitoriana. Tal período da história contemporânea corresponde ao reinado da Rainha Vitória (de 1837 a 1901), que teve como característica grandes transformações no Reino Unido tais como o sucesso na transição dos meios de produção em consequência da Revolução Industrial, a luta por melhores condições de vida das classes sociais oprimidas e o império da Pax Britânica.

Mill foi defensor do utilitarismo, doutrina a qual prega que toda ação, qualquer que seja, deve ser aprovada ou rejeitada em função da sua tendência a aumentar ou reduzir o bem estar das pessoas afetadas por essa ação. Dessa forma, seu pensamento se coadunava com as transformações que o mundo vivia. A então sociedade conservadora britânica estava em plena transformação e a manutenção do pensamento anterior não proporcionaria a satisfação dos anseios que aquela nova sociedade possuía.

A doutrina utilitarista influenciou segmentos que se encontravam legalmente desassistidos e, como a mesma apregoava a busca do bem estar e da felicidade, esses grupos passaram a lutar por seus direitos e por melhores condições de vida. Podemos falar em pelo menos dois grupos na primeira metade do século XIX que se encontravam nessas circunstâncias: a classe operária e as mulheres.

A massa de trabalhadores organizou um movimento social o qual pleiteava a inclusão política dos operários. Tal movimento denominou-se cartismo. Não há que se falar em aceitação automática desses direitos, uma vez que a sociedade britânica ainda era bastante tradicionalista, mas, através de manifestos, lutas e comícios, os trabalhadores foram aos poucos conquistando seus direitos.

Sobre o movimento pelos direitos das mulheres no Reino Unido, apenas em 1882 elas finalmente conquistaram seu primeiro direito: o da propriedade da mulher casada, através da Lei da Mulher Casada. Outra importante conquista foi atingida pelas sufragistas, mulheres que exigiam a inclusão feminina nos direitos políticos, embora tal faculdade tenha sido reconhecida somente após o fim da Primeira Guerra Mundial. Hodiernamente, a mulher ainda luta para conquistar a igualdade de direitos, inspiradas por valores de Stuart Mill.

O que pensava o filósofo?

Stuart Mill é considerado por muitos o maior representante do pensamento liberal democrático do século XIX. Com ele, o liberalismo despe-se de seu ranço conservador, o qual defendia o voto censitário e a cidadania restrita, para incorporar ideias de reformas que vão desde o voto universal até a emancipação da mulher.

De certa forma, a obra de Stuart Mill pode ser tomada como um compromisso entre o pensamento liberal e os ideais democráticos do século XIX. A ideia desse compromisso baseia-se no reconhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com