TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

John Stuart Mill

Trabalho Escolar: John Stuart Mill. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 6

Quem foi John Stuart Mill

John Stuart Mill além de filósofo foi um grande economista inglês, e um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX. Foi um defensor do utilitarismo, a teoria ética proposta por Jeremy Bentham seu padrinho, e também um defensor dos direitos das mulheres, um reflexo da influência de sua esposa Harriet

Primeiros Anos

John Stuart Mill nasceu em Londres, no dia 20 de maio de 1806. Filho do filósofo e historiador James Mill, foi educado pelo seu próprio pai em casa desde os três anos de idade onde rejeitando o ensino institucional e apostando tudo na tentativa de criar um gênio intelectual, capaz de defender o utilitarismo do tio, Bentham, sob um rigoroso currículo que incluía o estudo de grego, latim, matemática e filosofia, dos oito aos doze anos Stuart lia grego e latim no original;

Aos 11 ajudou seu pai na revisão de sua obra mais importante sobre a História da Índia, e, aos 13, deu início aos seus estudos em economia (Smith e Ricardo), por recomendação também do pai. Aos 14 mudou-se para a França, onde viveu na casa de Jeremy Bentham, Samuel Bentham. Ali prosseguiu seus estudos em química, biologia, botânica e cálculos diferenciais. Regressa a Inglaterra somente em 1821 e ali começa seus estudos em direito entrando em contato com as idéias de Jeremy Bentham.

Vida adulta

No ano seguinte ingressa na Companhia das Índias Orientais como auxiliar de correspondência, passa a assistente de diretoria em 1828 e chega ao posto mais alto da Companhia em 1856, o de diretor-presidente. Este posto ocupou por dois anos até o fechamento da empresa por ordem da Rainha Vitória da Inglaterra.

Dois anos depois de sua primeira promoção a assistente de diretoria, conhece Harriet Hardy Taylor, por quem se apaixona de imediato. Como Taylor já era casado, Mill só pode casar-se com ela 1851 quando esta enviuvou. As influências da esposa em sua obra são bastante acentuadas: dela herdou a defesa vigorosa dos direitos da mulher. O casamento só duraria sete anos, em função do falecimento de sua mulher em 1858.

Em 1860, desgostoso com o falecimento da esposa e o fechamento da Companhia das Índias Orientais, voltou à França, de onde retornou tempo depois disposto a concorrer a uma cadeira no Parlamento Inglês. Eleito, ocupou uma cadeira de 1865 a 1868, quando se retirou da vida pública.

Teoria

Defensor do utilitarismo onde é uma doutrina ética que prescreve a ação de forma a aperfeiçoar o bem-estar do conjunto dos seres sencientes(é a "capacidade de sofrer ou sentir prazer ou felicidade). O utilitarismo é então uma forma de consequencialismo, ou seja, ele avalia uma ação (ou regra) unicamente em função de suas conseqüências.

Filosoficamente, pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase:

Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo).

John era adepto a economia de mercado, mais era ao contrario as injustiças sociais que o capitalismo exerce e acreditava na necessidade de grandes mudanças sociais para que todos tivessem uma vida digna. Neste contexto Mill propôs em conjunto de modificações no nível organizacional da sociedade. Propôs a teoria do fundo de salários, colocando assim um regime de associação entre os trabalhadores e as empresas, onde o salário médio dos trabalhadores era determinado por esse fundo. Sendo assim em longo prazo esse fundo aumentaria em proporção do capital em crescimento assim com o salário dos trabalhadores. Ele observou também que salários mais altos causariam perdas de empregos e diminuição da renda salarial. Mill regulamentou os horários de trabalho.

Sendo ele grande expoente da escola neoclássica.

Bibliografias marcantes:

Destacamos aqui apenas algumas que são consideradas mais marcantes:

• Princípios de Economia Política (1848);

A obra de John Stuart Mill Foi dividido em cinco livros;

O Principio da Economia Política foi considerada pelos críticos um manual de produção, por estar ligada diretamente a produção, definindo modos praticas e formas de como melhorar processo de acumulo de capital.

As cinco partes do livro e definida produção, leis, princípios, bens produzidos, processo de compra e venda e governo. Os requisitos de produção são divididos em dois: objetos naturais e meios de produção, onde requisitos e propriedade das matérias e meios de produção e a Mao de obra das pessoas, defendia de todas as pessoas relacionarem a produção teria que ter salário.

As leis e que a unidade individual ou coletiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com