TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS CIENTÍFICAS E RESPONSABILIDADE ARTIFICIAL

Projeto de pesquisa: TECNOLOGIAS CIENTÍFICAS E RESPONSABILIDADE ARTIFICIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIA DO CONHECIMENTO

CAPITULO 1 FORMA DE CONHECIMENTO

Sinopse: Neste tópico você estudará a origem e conceito do conhecimento. Estudará ainda os tipos de conhecimento, que são: senso comum ou popular, religioso, artístico, filosófico e científico. Você observará que cada tipo de conhecimento apresenta uma forma bem peculiar de interpretar os fenômenos produzidos pela natureza ou pelo homem.

CAPITULO 2 CIENCIA TECNOLOGIA E ARTE RESPOSTA DA PROVA

CAPITULO 3 ESTA NA PROVA A DISTANCIA

Identifique a divergência entre o pensamento de Parmênides e de Heráclito e justifique porque esta divergência deu origem a uma das principais questões da Teoria do Conhecimento.

CAPITULO 4

Questões do conhecimento no pensamento moderno e contemporâneo

Autor: Marciel Evangelista Cataneo

Sinopse: Neste capítulo, você estudou o abandono dos preceitos religiosos e da Filosofia grega clássica, que prevaleceram, alternadamente, no pensamento medieval e renascentista, e o estabelecimento, na Modernidade, de fundamentos empíricos e racionais para a construção de um novo conhecimento científico, que atendesse às necessidades e aos desejos do homem moderno. Você viu que a fonte e o modo como o homem desenvolve o conhecimento, sobretudo o científico, foram explicados diferentemente pelos filósofos modernos Descartes, Hume e Kant. Constatou que Descartes reconhece a razão do sujeito como fonte do conhecimento verdadeiro, enquanto Hume propõe a experiência como a fonte principal para o conhecimento, mesmo que pela capacidade racional o homem possa chegar a desenvolver ideias complexas. Nesse cenário, Kant aparece como um sintetizador dessas posições, pois propõe que, pela sensibilidade o homem apreende o mundo físico, e, com a razão, organiza esse conhecimento. Você também estudou que, em determinados períodos históricos do pensamento ocidental, um tipo de conhecimento prevaleceu sobre outros, o que teve implicações sobre o modo de vida dos homens de cada período. No caso da Modernidade e dos dias atuais, o conhecimento sobre o qual os teóricos se dedicam a estudar é o conhecimento científico, provavelmente, pela abrangência das descobertas e invenções atuais da Ciência.

Resposta à Pergunta: que é esclarecimento?

Autor: Emmanuel Kant

Sinopse: O texto de Kant marca o fim de uma época, a idade média; e o nascimento de outra. Emanuel Kant lançou as bases do idealismo moderno, ao afirmar que o conhecimento da realidade depende da estrutura mental do sujeito cognoscente (capaz de conhecer) e das disposições morais do sujeito que deve impor a si mesmo uma moralidade, uma nova atitude, uma lei. Sem esclarecimento (conhecimento) este projeto moderno não se realiza. Por isso o mundo moderno valoriza tanto o conhecimento. Neste texto, Kant mostra que o conhecimento é fruto da autonomia do indivíduo que movido pela consciência do dever, busca o esclarecimento e encontra a liberdade. Assim, a busca do esclarecimento (conhecimento) é uma boa vontade, uma ação movida por respeito ao dever; dever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com