TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHADOR GANHA TRABALHO FLEXIVEL

Artigos Científicos: TRABALHADOR GANHA TRABALHO FLEXIVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.548 Palavras (11 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 11

O presente trabalho tem como objetivo de esclarecer de que o horário de trabalho flexível oferece ao empregado autonomia para administrar seu próprio tempo. As empresas desejam escolher bem seus colaboradores, tendo mais opção de horários e benefícios a oferecer,de um lado, os negócios ganham com a maior produtividade dos trabalhadores e a possibilidade de atender a diferentes fusos horários e de outro, empregados focam no resultado, com liberdade de administrar seu horário.

Os objetivos da flexibilização estariam relacionados à complementação ou suplementação das regras legais com vista à adaptação das normas às peculiaridades regionais, empresariais e profissionais, admitindo derrogações de condições anteriormente pactuadas para ajustá-las a situações circunstanciais importantes, métodos de trabalho ou implementação de nova tecnologia. Seu fim está relacionado à adaptação do trabalho à realidade. Alguns doutrinadores referem inclusive que o direito do trabalho não pode negar a realidade, já que na sociedade atual teríamos um Direito do Trabalho voltado para “o direito ao trabalho” e devem ser propiciados mecanismos que possibilitem às empresas enfrentar a competição internacional e possibilitar a manutenção e criação de empregos

As possibilidades de flexibilização que a IBM oferece são a Semana de Trabalho Comprimida (o funcionário deixa de trabalhar algum dia da semana e insere essas horas pendentes em outros dias), a Jornada de Trabalho Individualizada (o funcionário pode escolher, dentro dos horários estabelecidos, o horário de entrada, almoço e saída do trabalho) e o FlexiPlace (o funcionário trabalha três dias na IBM e dois em casa).

Através da flexibilidade do horário os funcionários, principalmente os que ocupam cargos de maior qualificação, tem mais liberdade para controlar seus horários cumprindo suas obrigações. Eles apresentam maior autonomia nas realizações de tarefas e maior esforço para se chegar ao produto final. O colaborador fica mais motivado ao saber que pode alterar seu horário de expediente e não precisar justificar faltas ou ausências. Isso facilita a vida do trabalhador.

Conforme Brime, dentre as vantagens e desvantagens da implantação do horário flexível:

A vantagem para as empresas é que podem citar o aumento da produtividade individual, a redução do número de faltas e atrasos, o aumento da capacidade de concentração e diminuição dos acidentes de trabalho, além da diminuição da necessidade de horas extras, devido ao melhor acoplamento dos horários às necessidades de produção.

Quanto às desvantagens, aponta o mesmo autor as seguintes, dentre outras: controle menos rígido sobre algumas atividades, uma vez que os empregados passam a dispor de seu tempo de trabalho com mais autonomia, o que exige necessariamente maior rigor na administração dos horários de trabalho por parte da empresa; crescimento dos problemas de coordenação do pessoal com as atividades a serem realizadas, já que a empresa não tem como saber a que horas e nem mesmo com quantos trabalhadores poderá contar a cada dia, sendo obrigada a planejar com certa folga as tarefas; prejuízo das comunicações entre os empregados e das atividades que exigem trabalho em equipe, as quais passam a ser realizadas somente nos núcleos considerados horários obrigatórios, dentro da jornada flexível; e, finalmente, em decorrência da maior necessidade de controle administrativo e gerencial, um aumento dos gastos com o controle e registro das horas de trabalho .

Muitas empresas já praticam o horário flexível, porque verificaram que é muito mais importante o cumprimento satisfatório das tarefas do que a observância rígida dos horários de início e término do trabalho. Aliado a isso, há o fato de serem freqüentes os pedidos de autorização por parte de empregados para iniciar o trabalho mais tarde ou deixar a empresa mais cedo, a fim de atender assuntos particulares urgentes. Entretanto, como inexiste na nossa legislação trabalhista permissão expressa para a adoção de horário flexível de trabalho, as empresas brasileiras têm optado pela sua implantação pela via da negociação coletiva com respaldo no artigo 7º, inciso XXVI, da CF/88: "reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho.

Na verdade a preocupação das empresas e se a produtividade vai cair, mas não porque se estamos com nossa vida em ordem podemos produzir melhor focar naquilo que nos e estipulado a fazer com isso as empresas tende a ganhar lucros e produtividade. A flexibilidade do horário de trabalho é uma exigência do mundo globalizado e uma tendência no mercado, principalmente para multinacionais e empresas que mantêm relações com o exterior. De um lado a, os negócios ganham com a maior produtividade dos trabalhadores e a possibilidade de atender a diferentes fusos horários. De outro, empregados focam no resultado, com liberdade de administrar seu horário.

A flexibilização é mais vantajosa para aqueles que ocupam cargos de alta qualificação. Esses profissionais têm mais autonomia na realização das tarefas e por isso se adequam melhor ao horário flexível. O horário flexível permite que o funcionário estabeleça suas prioridades e possibilita uma melhor qualidade de vida.

Enfim, não há como negar os aspectos positivos do horário flexível de trabalho, seja para o trabalhador (que é o foco dessa sistemática), para a empresa (que tem muito a ganhar com essa adoção, que une bem-estar social com produtividade/lucro/capital) e para a sociedade de um modo geral (vez que com isso se passa a ter uma reestruturação na própria organização das cidades e pólos empresariais, com contenção do tráfego de veículos e pessoas concomitantemente em determinados horários e se contribuindo para desafogar o trânsito e diminuir o número de acidentes). A tendência dos nossos dias é flexibilizar a jornada de trabalho para reduzir o tempo disponível na empresa, tanto para um melhor aproveitamento do tempo para outras atividades e do tempo de lazer pelo empregado, como para economia, de toda ordem, pela empresa. Seria um mecanismo de continuidade do emprego, nas condições e circunstâncias que os novos tempos comportam.

Questões respostas sobre “trabalhador ganha trabalho flexível”.

Economia e Modelos da Gestão:

Pensando em atuarem como profissionais do alto escalão de determinada empresa, mais especificamente como consultores de RH, e como as empresas estão lidando economicamente com estes profissionais, respondam:

1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com