TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHADOR GANHA COM HORARIO FLEXÍVEL

Trabalho Escolar: TRABALHADOR GANHA COM HORARIO FLEXÍVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.550 Palavras (11 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 11

QUESTÕES DE ECONOMIA E MODELOS DE GESTÃO

“A FLEXÍBILIZAÇÃO É MAIS VANTAJOSA PARA AQUELES QUE OCUPAM CARGOS DE ALTA QUALIFICAÇÃO. ESSE PROFISSIONAL TEM MAIS AUTONOMIA NA REALIZÃO DAS TAREFAS E POR ISSO SE ADEQUAM MELHOR AO HORÁRIO FLEXÍVEL”.

Pensando em atuarem como profissionais do alto escalão de determinada empresa, mais especificamente como consultores de RH,e como as empresas estão lidando economicamente com estes profissionais,respondam:

1)Quais as vantagens que a empresa teria se o contratassem com autonomia de horário(horário flexível)

R) As vantagens da adoção do horário flexível para a empresa vão desde o fato de não se preocupar com atrasos até a garantia de ter um funcionário sem problemas relacionados a stress, uma vez que substituir-se-ía o termo “obrigação” pelo termo “comprometimento”, dessa forma, os resultados tendem a serem mais positivos do que negativos o que proporcionaria o crescimento dessa empresa.

2)Quais as vantagens que você teria se fosse contratado com a autonomia de horário(Horário flexível)

R) Abordando a questão pessoal, por ser mulher, o fato de ter mais tempo para preparar o dia para minha família antes de sair do trabalho, realizando as tarefas com mais tranquilidade, seria de grande valia. Além disso, um horário flexível poderia proporcionar-me um considerável crescimento profissional através da busca por cursos de aperfeiçoamento que venham a ocorrer em horários que concorrem com o horário de trabalho, podendo num futuro próximo, gerar melhores resultados para a empresa e participar do crescimento da mesma, buscando a valorização e promoção dentro da mesma.

3) Agora faça um breve relatório sobre a nova era em que vivemos (era pós- industrial,era da informação ou sociedade do conhecimento),abordando sobre o ambiente das organização frente esta nova realidade retratada pelo texto acima.

R) Podemos observar no decorrer do dia a dia que cada vez mais as máquinas e computadores vêm sendo utilizados nas empresas, mesmo as de pequeno porte ou micro empresas, lojas, padarias, etc. Vemos a cada dia mais, o comércio virtual se expandir, eliminando a necessidade de vendedores, supervisores e departamento de recursos humanos, reduzindo os encargos salariais. O mercado financeiro, as bolsas de valores, não contam mais com a “confusão” dos pregões, onde os corretores de ações se reuniam, se revezando entre gritos e telefonemas. Passaram a sentar-se na frente de uma tela de um computador e ali definem com tranquilidade o que outrora era feito em meio a um caos organizado. Com base nisso cabe ao homem, a busca por aperfeiçoamento no que se refere a desenvolver ou aprimorar o conhecimento com relação a esses recursos, para que não seja pego de surpresa em uma entrevista de emprego. Cabe também ao trabalhador aderir à essa modernidade sem preconceitos, entendendo que são recursos desenvolvidos para facilitar o trabalho e não dificuldades implantadas para removê-lo do seu emprego. A redução do tempo para a transmissão de informações dinamizou o mercado. Essa dinamização deve ser assimilada por profissionais de todas as áreas de modo a não “ficarem para trás”, tornando-se aí sim, obsoletos e substituíveis, deve-se “seguir com a maré”, buscando cada vez mais crescimento profissional, de modo a contribuir para o crescimento econômico da empresa e com isso garantir seu espaço no mercado de trabalho, criando oportunidades de uma evolução profissional também.

2.2 QUESTÕES DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Flavio Balestrin,diretor de relações humanas da totvs s.a,afirma no texto que :

“Temos hoje lideranças e equipes mais maduras que sabem seus limites e se auto gerenciam. Notou-se o aumento da responsabilidade.”

1)Cite e explique os elementos do processo de grupo.

R) Papel: para cada membro do grupo, as funções e propósitos são diferentes, todavia com definição e interdependência claramente determinadas;

Normas: São as regras de comportamento institucionalizadas (aceitas e propagadas) pelo grupo;

Status: Uma posição social definida ou atribuída pelas pessoas a uma parte ou um membro do um grupo;

Coesão: Soma de forças que mantêm o grupo unido e motivado para favorecendo a permanência do membro no grupo.

2)Qual a diferença entre grupo formal e informais?

R) GRUPOS FORMAIS

É a estrutura mais utilizada, presente na maioria das empresas estrutura essa bem planejada, e bem representada. Todavia, a definição de suas atribuições exige critérios apurados, pois uma estrutura formal pode alcançar enormes proporções.

Para que uma empresa alcance os objetivos estabelecidos é importante estabelecer uma estrutura firme, na qual alguns fatores devem ser considerados como: os componentes, condicionantes e os vários níveis de influência agregados a eles.

Os fatores que determinam uma estrutura formal empresarial são:

- Realizar atividades focando-se nesses objetivos;

- Distribuição de funções administrativas específicas a cada funcionário;

- Considerar as habilidades e limitações tecnológicas de cada um;

- Tamanho da Empresa.

Para o bom funcionamento de um grupo formal são importantes os seguintes componentes:

- A divisão em departamentos, baseados na espacialização de modo a distribuir as responsabilidades de maneira correta.

- Padrão de hierarquia ou uma distribuição de poderes;

- Interação entre as unidades da empresa através de um sistema de comunicação;

- Dentro da hierarquia, constituir também um sistema que permita certa autonomia para os líderes tomarem certas decisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com