TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ESCRAVO: POR QUE O SÉCULO XXI AINDA NÃO SE VIU LIVRE DELE?

Por:   •  25/4/2017  •  Artigo  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

REDAÇÃO

TRABALHO ESCRAVO: POR QUE O SÉCULO XXI AINDA NÃO SE VIU LIVRE DELE?

IDEIAS: CONCEITO DE ESCRAVIDÃO; HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL; CASOS ATUAIS; MESMO COM O FIM DA ESCRAVIDÃO AINDA HÁ CASOS DE EXPLORAÇÃO;

TESE:

ARGUMENTO1: PQ EMPRESAS/INDUSTRIAS QUEREM LUCRAR EM CIMA DO TRABALHO ESCRAVO

ARGUMENTO 2: PQ

A escravidão era uma prática comum que ocorria entre etnias que se julgavam superiores as outras. No Brasil, a abolição da escravidão se deu quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Embora o cenário tenha mudado há mais de um século, tais práticas ainda fazem parte do cotidiano de algumas pessoas. É comum, em países que ainda não alcançaram o desenvolvimento, ainda existir exploração do trabalhador em grandes empresas e no agronegócio.

Apesar do trabalho escravo transgridir os Direitos Humanos, a escravidão ainda acontece ao redor do mundo pois empresas querem lucrar por meio da exploração do trabalhador. Esse problema pode ser ilustrado com casos como de grandes grifes que usam mão de obra escrava de pessoas que vivem em países subdesenvolvidos, principalmente. Esses trabalhadores vivem em condições degradantes, ganhando apenas alguns centávos por hora ou peça produzida. Portanto, é fundamental que as fiscalizações em grandes empresas seja mais rígida.

Além disso, há também a escravidão na agropecuária brasileira, que, em sua maioria, emprega trabalhadores em condições sub humanas. Tal fato acontece por causa da ausência de emprego formal para a população que vive em áreas rurais. A partir disso, muitos cidadães que precisam de salário para sustentar a família se dispõem a trabalhar nessas condições, por necessidade. Nesse sentido, é urgente que o governo amplie as oportunidades de trabalho formal para o trabalhador rural.

Urge, portanto, que a situação trabalhista e as oportunidades de emprego melhorem para as pessoas que vivem, principalmente, em países subdesenvolvidos e áreas rurais. O governo, por meio dos políciais, deve ser mais rígido nas fiscalizações de grandes empresas a fim de terminar com a exploração nesse setor. Ainda, as oportunidades de emprego para o trabalhador rural brasileiro deveriam ser mais amplas. Dessa forma,... (final feliz)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com