TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES E INDICADORES SOCIAIS QUAIS SÃO INDICADORES SOCIAIS?

Tese: TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES E INDICADORES SOCIAIS QUAIS SÃO INDICADORES SOCIAIS?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 2 – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

O QUE SÃO INDICADORES SOCIAIS?

Indicadores Sociais são estatísticas sobre aspectos da vida de uma nação que, em conjunto, retratam o estado social dessa nação que, em conjunto, retratam o estado social dessa nação e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimento social.

Os indicadores Sociais constituem um sitema, para que tenham sentido, é preciso que sejam visto uns em relação aos outros, como elementos de um mesmo conjunto.

A escolha dos aspectos que retratam o estado social de uma nação é uma tarefa difícil porque depende de acordo entre governo políticos em geral e a sociedade organizada (sindicatos) associações de moradores, associações de classe, grupos religiosos, dentre outros).

Hoje em dia, já existe um consenso sobre os critérios de seleção dos aspectos que melhor retratam o estado social de uma nação, já se pode falar de um conjunto mínimo de Indicadores Sociais. Tal conjunto é composto por informações sobre características da população sobre a dinâmica demográfica, sobre trabalho e segurança pública e condições de vida das famílias.

Indicadores Sociais e Políticas Públicas

Os indicadores sociais são insumos básicos e indispensáveis em toda as fases do processo de formulação e de implementação das políticas públicas, sejam elas programas de qualificação da mão de obra, projetos de expansão da infraestrutura urbana ou ações focalizadas de distribuição de alimentos ou garantia de renda

mínima. Cada fase do processo de formulação e de implementação da política social requer o emprego de indicadores específico cada qual trazendo elementos e subsídios distintos para bom encaminhamento do processo.

Cada aspecto de uma política públicas

- recursos empregados, métodos de alocação de recursos, resultados

- deve ser avaliado através de indicadores adequados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com