TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylorismo

Resenha: Taylorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 3

Todo o processo do Taylorismo pode ser afirmado sobre uma idéia principal: a racionalização do trabalho. Quando o trabalho passa por essa racionalização, gera uma sistematização da produção, aumenta a produtividade, além de economizar o tempo, e ainda supre os dispêndios que não são importantes dentro do processo produtivo. A racionalização dos modos de produção se tornaram essenciais para a administração, Taylor foi o grande expoente da administração nos moldes que se mantém até hoje, mesmo tend houvido um certo descontetamento da classe operário quando ele passou a ser implantado.

Taylor afirma que a administração deve partir do que detém os meios de produção, e não dos operários, e, o novo mecanismo de administração, geraria um aumento do capital excedente. Para manter esse capital excedente, seria necessário organizar um modo de trabalho, individual e que operasse de forma sincronizada, onde cada operário recebia uma função específica, não atuando em outros setores que não aquele que lhe era direcionado. Essa medida foi estruturada para que o rendimento da produção fosse o maior possível.

Para minimizar os desperdícios do trabalho,Taylor passa a fazer planejamentos por setor,onde a concepção e direção são separadas da fase de execução, e, para obter esse resultado, Taylor precisava de operários fáceis de dominar, assim, Taylor forma os princípios básicos da administração: observar o tempo de cada trabalho para chegar a um tempo necessário de operações variadas, introduzindo o uso de conômetros nos locais de trabalho; selecionar, treinar e aperfeiçoar a tarefa de cada trabalhador, para melhorar a execução do trabalho; deve haver uma cooperação comos trabalhadores, a fim de melhorar a execução do trabalho; deve-se manter a divisão do trabalho.

O trabalhador se torna uma parte da máquina que ele opera, sendo também uma parte do capital da fábrica. Quando se individualiza o operário se quebra os laços de solidariedade entre os exploradores, e impedi gratificações aos explorados. Dessa forma, o Taylorismo visava padronizar os trabalhadores e impedir que os mesmos vissem que sua autonomia na realização do trabalho fosse limitada. Contudo, nos anos da Primeira Guerra Mundial, houve greves oriundas dos sindicatos dos trabalhadores, e o sindicato francês conseguiu contem um pouco a exploração capitalista.

As práticas desenvolvidas por Taylor foram bastante difundidas entre os países que queriam entrar no jogo capitalista. Na Itália, o Taylorismo cresceu junto com o fascismo, aonde o fascismo zelava pela ordem social e o Taylorismo permitia a exploração dos donos das fábricas e desarticulava a resistência do operariado. Assim como na Itália, na Alemanha também foi aplicado o Taylorismo, juntamente com a União Soviética, em que, por observação de Lênin, o líder soviético viu no Taylorismo, mesmo sendo desenvolvido pelo capitalismo, uma oportunidade de alavancar o desenvolvimento econômico que ajudaria a consolidar o socialismo.

Em suma, não podemos olhar para o Taylorismo e observar suas práticas somente no meio fabril, é notável a forma como o Taylorismo invadiu outros espaços, como o meio doméstico ou o campo da medicina, indicando que não existe quem não programe seu tempo para tirar um maior proveito da atividade que irá ser realizada, um rastro do Taylorismo que, iniciou-se século passado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com