TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylorismo no Filme “TEMPOS MODERNOS”

Tese: Taylorismo no Filme “TEMPOS MODERNOS”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Tese  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  1.384 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: RA:

Prof.: Curso: Engenharia Cívil

Taylorismo no Filme “TEMPOS MODERNOS”

Tayorismo é uma teoria criada por um cientifico chamado Frederick W. Taylor que constituía na organização do trabalho onde cada trabalhador exercia uma atividade certa e eram subordinados pelo seus encarregados ou lideres no intuito de aumentar a produção consequentemente aumentando os lucros da Empresa.

No filme “Tempos Modernos” retrata essa teoria. Logo no inicio do filme mostra os funcionários entrando 6h da manhã e saia no final do dia aproveitando ao máximo a mão de obra. Contudo ao trabalhar tantas horas seguidas fazendo sempre os mesmos movimentos, era comum o estresse no trabalho, que causava vários problemas ao trabalho e ao trabalhador.

Chaplin vai preso e na cadeia ele encontra comida, moradia que naquela época era muito difícil de conseguir, devido a disputa de conseguir trabalho, com isso as pessoas aceitavam essas condições de trabalho. Não conseguindo trabalho, não havia como conseguir sustento, com isso as pessoas começaram a roubar como demonstra a amiga de Chaplin que rouba para conseguir comida e divide com seus irmãos e seu pai.

Com esse sistema era comum haver greve, como acontece como acontece quando Chaplin sai da cadeia. As greves aconteciam por falta de incentivos, má remuneração e condições desumanas de trabalho.

Chaplin vai em busca de novos empregos, ele sempre era instruído para fazer o trabalho, mas nunca realizava direito e por isso era sempre demitido. Isso demonstra que o trabalhador não necessitava de “educação” no trabalho, com isso, era considerado como “mão-de-obra barata” que era facilmente substituída.

A teoria de Taylor visava a organização e a produtividade no trabalho, só que as empresas daquela época, acabavam abusando e impondo um trabalho “escravo”, em que não visavam nunca o trabalhador.

O filme de Chaplin foi claramente uma critica a esse sistema onde havia uma desigualdade enorme na vida dos operário e os patrões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com