TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da oferta e da demanda e do equilíbrio do mercado

Tese: Teoria da oferta e da demanda e do equilíbrio do mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Tese  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria da Oferta e Demanda e Equilíbrio de Mercado

(A) Em sua opinião, o que é mais importante para explicar o comportamento do consumidor: os fatores econômicos (como preço, disponibilidade de crédito e renda) ou as influências culturais e sociais?

Apesar dos fatores econômicos terem grande peso no comportamento do consumidor, em minha opinião os fatores culturais e sociais são de maior relevância.

As pessoas são profundamente influenciadas pela cultura da sociedade onde vivem. O que comer vestir e acreditar tudo isso depende em grande parte da cultura. A cultura é o determinante mais fundamental dos desejos e do comportamento de uma pessoa. A soma total das crenças, valores e costumes aprendidos servem para direcionar o comportamento de consumo dos membros de determinada sociedade

As interações sociais também são de grande importância no comportamento do consumidor. Grupos de referência (primários) como família, amigos, visinhos e colegas de trabalho acabam influenciando os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos do consumidor. Além disso, grupos secundários (religiões, sindicatos e profissões) e grupos de que o consumidor não é membros também têm influencia em tal comportamento. Valores sociais são determinantes nas escolhas que as pessoas (consumidores) fazem na vida. No entanto, na maioria dos casos os grupos de referência não dizem diretamente aos consumidores o que fazer, mas são os consumidores que se deixam influenciar pela opinião do grupo ou por se preocuparem com os sentimentos dos membros do grupo.

(B) Explique o que acontece com o preço e a quantidade de equilíbrio no mercado quando há um aumento na renda dos consumidores.

Quando ocorre aumento na renda real do consumidor, a demanda do bem, a um mesmo preço, será maior. Isso significa que teremos um excesso de demanda que provocará gradativamente um aumento de preços em busca de equilíbrio. Com os preços aumentando, o excesso de demanda vai diminuído, até acabar, de novo em equilíbrio

(C) Em sua percepção, cite e explique três das principais variáveis que afetam a demanda e a oferta por bens e serviços.

Em minha opinião as principais variáveis que afetam a demanda e a oferta são: renda, preço do bem e preço de outros bens relacionados.

Renda: A oferta e demanda também pode ser usada para modelar a distribuição de renda pelos fatores de produção, como o capital e trabalho, através de mercados de fatores. Num mercado de trabalho competitivo, por exemplo, a quantidade de trabalho empregada e o preço do trabalho (o salário) são modelados pela demanda por trabalho (pelas firmas) e pela oferta de trabalho (pelos potenciais trabalhadores).

Preço do bem: Quando há o aumento do preço de um produto, maior é o estimulo para a fabricação deste bem. Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, há a redução de seu preço, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricantes de produzi-lo. Essas forças de mercado vivem em conflito, fazendo com que o preço dos produtos seja regido pela oferta, que oferecerá pouco para o mesmo elevar-se, e pela demanda, que almejará muitos produtos para ele chegar a preços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com