TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceiro Setor (ONG)

Artigos Científicos: Terceiro Setor (ONG). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 3

Terceiro Setor

Define-se terceiro setor como instituições e organizações sem fins lucrativos, criadas e dirigidas em sua maioria por voluntários que ampliam a prática das tradicionais atitudes de caridade, da filantropia e do mecenato para o conceito de cidadania. Segundo Fernandes (apud IOSCHPE,1997, p.24):

“[...] a expressão terceiro setor nasceu do inglês norte-americano third sector, no Brasil e na Europa é comum o uso de organização não-governamental ou sua forma abreviada ONG[...]”

Desta maneira, a expressão terceiro setor é usada por muitos estudiosos que concentram em um só grupo instituições ou organizações que possuem um conjunto de determinadas características que as diferenciam do primeiro setor (Estado) e do segundo setor (mercado). Surge para suprir as necessidades dos dois setores, com o objetivo de promover o bem-estar social, promovendo o surgimento de uma sociedade justa e fraterna, firmando suas ações em atitudes de solidariedade.

O Terceiro Setor no Brasil surgiu nas últimas três décadas e consiste em uma mobilização de recursos privados para fins públicos, promovido por entidades constituídas em sua maioria por voluntários. Embora esta seja uma definição generalizada, é cabível se estendermos o conceito de recursos como algo que vai além das finanças, incluindo-se disponibilidade de tempo, prestação de serviços profissionais, etc. Juridicamente se definem organizações da sociedade civil as que apresentam a característica do artigo 1º, parágrafo 1º, da Lei 9.790/99:

“[...] Considera-se sem fins lucrativos a pessoa jurídica de direito privado que não distribui, entre seus sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados ou doadores, eventuais excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, bonificações, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, e que os aplica integralmente na consecução do respectivo objeto social, explica [...]” (COELHO, 2000, p.199)

Essa lei é necessária, para que as ongs se protejam juridicamente, já que estas podem ser questionadas sobre a idoneidade da organização.

Analisa-se a procura pelo profissionalismo da comunicação do setor e qual tem sido a participação da publicidade, procurando identificar as linhas de trabalhos desenvolvidas pelas agências a partir de pesquisa em artigos da mídia especializada no segmento publicitário.

Entre as diversas conclusões, ressalta-se a de que a agência de publicidade só poderá ser considerada parceira das entidades do terceiro setor, se produzir campanhas baseadas em planejamento estratégico com foco nos resultados, assim como o faz para as empresas.

A comunicação do terceiro setor sente a falta de uma ação clara e objetiva, o que dificulta a definição da sua finalidade de existência e da formulação de um planejamento de comunicação.

Por isso, cada vez mais a comunicação no terceiro setor tem buscado se profissionalizar, criando conceitos para suas ações e focando no seu público alvo.

Muitas agências de publicidade e propaganda vêm realizando campanhas para o terceiro setor de forma voluntária, enriquecendo as ações e gerando grandes retornos na comunicação.

A importância da comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com