TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceiro Setor ONG

Pesquisas Acadêmicas: Terceiro Setor ONG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 9

TERCEIRO SETOR

O desenvolvimento social alcançado pelas nações deu origem a novas formas das pessoas se organizarem dentro da sociedade constituindo grupos que tenham interesses comuns sejam estes com fins econômicos ou de atividades consideradas de benemerência, culminando nas atuais organizações sociais.

Temos o marco inicial destas instituições no Século XVI, quando as instituições com finalidades de auxilio aos desassistidos pelo estado surgiram para suprir esta carência, porém nos dias atuais o campo de atuação destas entidades estendeu-se para além do auxilio aos moribundos como ocorria no fim do período medieval.

Atualmente encontramos entidades sem fins lucrativos atuando na área da saúde, lazer, educação, assistência social, teO terceiro setor consiste em organizações cujos objetivos principais são sociais, em vez de econômicos, portanto “sua essência engloba instituições de caridade, organizações religiosas, entidades voltadas para as artes, organizações comunitárias, sindicatos, associações profissionais e outras organizações voluntárias.” (HUDSON, 1999, p. 11).

Drucker (1999, p. 14), explica que “as instituições sem fins lucrativos são agentes de mudança humana. Seu produto é um paciente curado, uma criança que aprende, um jovem que transforma em um adulto com respeito próprio, isto é, é toda uma vida transformada.”

À medida que se multiplicam as iniciativas no chamado terceiro setor, cresce também a exigência por profissionalização. Sai de cena o mero voluntariado e ascende a necessidade de visão gerencial e rigor financeiro.cnologia dentre as mais variadas atividades.

ROTEIRO PARA O TRABALHO

Diagnose Empresarial

O diagnóstico estratégico é o primeiro passo do processo de planejamento e é através dele que a organização irá se municiar das informações que irão nortear o seu direcionamento estratégico. É com base no diagnóstico estratégico que a empresa irá se antecipar às mudanças e preparar-se para agir em seus ambientes internos e externos.

Ambiente Externo

Toda organização, seja ela privada, governamental ou do chamado Terceiro Setor consiste em um sistema aberto, em constante interação com o meio ambiente. Para sobreviver, as organizações precisam de insumos (recursos humanos, recursos financeiros e materiais), que são transformados em bens e serviços, os quais são colocados no mercado, visando o atendimento de uma determinada necessidade.Oatendimento dessa necessidade produz resultados que retroalimentam as organizações (receitas e lucro, no caso da empresa; reconhecimento e efetividade social na promoção do bem comum, no caso do Estado e de entidades do Terceiro Setor). Portanto, a relação com o meio externo constitui um fator-chave da própria existência das organizações. Por esse motivo, entender de que se compõe esse ambiente e como ele se organiza torna-se essencial para a gestão das empresas. Pode-se dividir o ambiente organizacional em dois

Macro Ambiente

O macroambiente é composto por variáveis mais gerais que vão influenciar a empresa indiretamente. Por exemplo, alguns indicadores econômicos tais como inflação, índices de preços e taxa de desemprego vão influenciar a empresa, através da sua ação sobre o ambiente da indústria, agindo sobre o poder de compra dos clientes. Uma política governamental que incentive a abertura de mercado em um determinado setor irá provocar o aumento da concorrência, ampliando a competitividade nesse setor.

Micro Ambiente

Além de analisar os aspectos levantados do ambiente geral, é necessário que o gestor considere as características do microambiente ou da indústria em que sua empresa atua. Como citado anteriormente, a indústria é formada por um grupo de empresas com produtos similares que competem entre si. Esta definição pode ser mais ampla ou mais restrita, a depender do tamanho do mercado e do horizonte que visa atuar a empresa.O micro ambiente pode ser analisado por uma poderosa ferramenta: 5 Forças de Porter

A formulação estratégica pode levar a reformulações profundas nas atividades e na própria estrutura de uma organização, trazendo inúmeros benefícios. Ao se pensar em formulação estratégica no terceiro setor, tais benefícios podem compreender desde as abordagens viáveis e as alternativas utilizáveis para o enfrentamento das incertezas que permeiam o setor a uma melhoria na gestão dos recursos e competência.

Quanto menores ou mais bem controladas/minimizadas forem as pressões exercidas pelas 5 forças, maiores serão as chances de determinada empresa obter vantagens competitivas mais duradouras e atingir patamares diferenciados de resultados.

Neste setor os cliente são chamados de usuários cidadãos e não barganham e sim usam a pressão social.

• Força Novos Entrantes: critérios relacionados a criação ou existência de barreiras de entrada (dificultadores) são de extrema importância tais como: economias de escala, produtos ou serviços diferenciados, know-how, custos de troca , imagem etc.

• Força Poder de Barganha de Fornecedores: aqui os principais critérios são relacionados à concentração e nível de dependência para com os mesmos, implicando em riscos potenciais que podem gerar a falta de insumos, arbitragem de preços ou recursos produtivos ou ainda por variáveis como a baixa qualificação ou quantidade de competidores para seus atuais fornecedores, gerando escassez de opções.

• Força Poder de Pressão: abarca, dentre outros, critérios que impactam em riscos relacionados à concentração de altos volumes em poucos clientes ou switching costs (custos de troca) reduzidos na medida em que não há uma diferenciação clara e tangível em termos de proposta de valor, posicionamento, atributos diferenciais, serviços ou produtos.

• Força Ameaça de Surgimento de Produtos Substitutos: se relaciona a critérios que podem colocar em risco toda uma operação ou mesmo a posição no setor de atuação, na medida em que estes substitutos podem passar a ter a preferência de seus clientes (principalmente se forem inovadores ou romperem os padrões da categoria vigente); em outras palavras, o que a empresa produz ou oferta atualmente deixa de ter valor percebido superior e toda uma estrutura estabelecida pode ficar obsoleta

• Força Concorrência: mesmo tendo sua dinâmica específica para cada mercado (vide mercados regulados, monopólios, mercados online, mercados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com