TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Poder

Por:   •  10/4/2016  •  Resenha  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

O filme Duelo de Titãs conta a história de dois técnicos de um mesmo time de futebol americano: Herman e Bill. Herman é negro. Bill é branco. Os dois montam e treinam um time inter-racial, em que negros e brancos terão de jogar juntos. Inicialmente, Herman sofre preconceito por parte da comissão técnica e dos próprios jogadores do time, mas demonstrando autoridade, confiança ele passa a ter respeito dos atletas tornando-se um exemplo para todos. Eles encontram objetivos em comum: a vitória do campeonato.

Possuindo habilidades como espírito de trabalho em equipe, determinação, foco nos resultados, espírito de liderança, dedicação, respeito e perfeccionismo, Boone conseguiu a confiança de todos.

O filme é um bom exemplo no que diz respeito à liderança. Vemos um treinador autoritário, durão, rígido que entra no lugar de um treinador branco, que era admirado por todos e tinha o carisma como característica.

Partindo do princípio que todos possuem o mesmo objetivo, percebe-se que as habilidades que o técnico possuía são necessárias para que um líder alcance a vitória; e isso faz com que os atletas estejam engajados com a vitória, tenham comprometimento, motivação da equipe, espírito de superação, autoconfiança e foco nos resultados.

No filme podemos observar quatro tipos de poder: Legítimo: atribuído às pessoas que ocupam cargos de chefia e executa este poder ao dar ordens a seus subordinados.

Coercitivo: é baseado no temor e na coerção. Alguém reage a esse poder por medo do que possa acontecer.

Recompensa: os colaboradores subordinados são influenciados pela possibilidade de receberem uma recompensa. No caso do filme os jogadores pensam na vitória do campeonato como recompensa.

Competência: É baseado na experiência, talento e conhecimento. A experiência do técnico influencia os atletas.

A motivação, tratando-se do esporte, é um dos fatores mais importantes, pois é ela que determina a garra do atleta. E isso vem da própria pessoa (interna) ou de fatores criados pelo ambiente (externo) no caso do filme percebemos os dois tipos de motivação. Um atleta por si só possui a necessidade humana de sair vencedor, além disso, com o passar do tempo eles queriam acabar com a desigualdade racial.

A liderança consiste em líderes que induzem seguidores a realizar certos objetivos que representam os valores e motivações. Observamos no filme Herman possui liderança influenciando atletas negros a conviverem com brancos (o que na época era alvo de preconceitos), como no caso em que ele mistura os jogadores dentro do ônibus.

Herman possui competência técnica (com o passar do filme os atletas reconhece nele a capacidade de fazê-los alcançar um bom desempenho), organização (o treinador precisa decidir o melhor tipo de treino, o melhor jogador pra determinada posição), autoridade tradicional (os atletas, pelo ambiente que vivem, sabem que precisam respeitar um treinador).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com