TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Emergentes Em Segurança Pública II

Trabalho Universitário: Tópicos Emergentes Em Segurança Pública II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Tópicos Emergentes em Segurança Pública II

Curso: Tecnólogo em Segurança Pública

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

O Brasil será sede de competições esportivas mundiais, como as Olimpíadas, Copa do Mundo de Futebol e outras atividades culturais e de defesa do meio ambiente, nas quais serão reunidos personagens de alto nível de diversas nações.

Diante desse cenário, as autoridades ligadas à Segurança Pública e da Defesa têm se organizado com o objetivo de oferecerem resistência contra possíveis ataques terroristas em solo brasileiro.

Mediante pesquisa aos sites relacionados ou outros que você julgar necessário, conhecimentos adquiridos no livro texto e pontos de vista próprios desde que defensáveis, responda de forma clara, objetiva e coerente os seguintes questionamentos:

1. Além do treinamento específico para ações táticas e operacionais por parte dos efetivos na utilização de equipamentos e armamentos especiais, cite e justifique, considerando a ação conjunta com as Forças de Defesa, que importante medida estratégica (de grande alcance no tempo e no espaço), deverá ser adotada para a prevenção desses possíveis atos terroristas. (2,5 pontos)

RESPOSTA: Além dos tradicionais procedimentos de segurança orgânica, as seguintes medidas são recomendadas no intuito de se reduzir o risco para níveis aceitáveis:

1. Tipificar o crime de terrorismo no Brasil.

2. Instituir unidades especiais de combate ao terrorismo.

3. Intensificar medidas que dificultem a entrada ilegal de estrangeiros no País.

4. Monitorar pessoas suspeitas de ligação com grupos terroristas.

5. Monitorar quadrilhas que comercializem armas e explosivos.

6. Investigar o comércio ilegal de material radioativo no País.

Deve-se observar o fato de que um atentado terrorista não se planeja “da noite para o

dia”. Na realidade, como destaca (WOLOSZYN, 2010) as ações terroristas são sempre

meticulosamente planejadas e guardadas sob grande sigilo. Isto significa, concretamente, que se algo estiver sendo planejado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o planejamento certamente já está em andamento.

Deste modo, faltando pouco mais de trinta meses para o início da Copa do Mundo de

2014, talvez já estejamos consideravelmente atrasados para a implementação de algumas destas medidas.

Ressalte-se, por fim, que em virtude das características intrínsecas ao terrorismo, seria fundamental para o êxito das medidas corretivas um adequado assessoramento de Inteligência, que permitisse a identificação – em tempo oportuno – de pessoas, grupos ou atividades terroristas desenvolvidas em território brasileiro.

Lamentavelmente, dados importantes sobre a estrutura, a doutrina, os membros e o modus operandi de organizações terroristas internacionais encontram-se dispersos, geralmente sob a guarda de outros países, mais atentos a essa questão.

Em razão disso, não se descarta inclusive a cooperação com Serviços de Inteligência estrangeiros, mais experientes no combate ao terrorismo, e, portanto, com maior aptidão para atuar nesse momento.

2. No caso específico e imaginário da realização de ato terrorista em solo brasileiro, aquele que irá conduzir a fase final do ato, o que se auto-destruirá por um ideal ou devido a transtornos emocionais/mentais deve ser selecionado entre aqueles que tenham a aparência física e de costumes iguais ou semelhantes aos dos nacionais-alvo.

Que outro requisito você relacionaria como importante a ser providenciado pela organização terrorista para o desgraçado ator? (2,5 pontos)

RESPOSTA: Quanto ao termo “espetaculosidade”, esse revela um dos aspectos mais importantes do ato terrorista. Há de ser inadmissível, inesperado, dramático e cruel, configurando notícia atrativa a ser veiculada. O recrutamento se dá entre aqueles detentores de algum desvio de personalidade, como já vimos anteriormente ou até mesmo psicopatas (úteis até certo ponto) e admitindo-se também mercenários, esses acredito, vendem seu empenho sem incluir a própria vida. Nos grupos etnicamente fundamentados, se recrutam elementos entre conhecidos com passado comprovado

e que tenham comprometimento familiar com o grupo. A fase de recrutamento oferece grande perigo à segurança do grupo. Entre aqueles recrutados fora do grupo étnico, a infiltração da inteligência adversa é menos possível.

O ato terrorista é decidido e planejado pelo chefe, considerado as assessorias de demais integrantes. Ali são decididos a oportunidade, a intensidade, o objetivo, o local e vítimas, os meios a serem utilizados, a necessária divulgação e quem conduzirá o ato com sacrifício da própria vida ou não. Os rigores da disciplina, hierarquia, condução da doutrina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com