TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Ensaios: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  401 Visualizações

Tão importante como divulgar a prática emancipatória da construção do projeto político-pedagógico da escola é considerar que na prática cotidiana, no universo próprio da escola existem várias forças que atuam por diversos lados e que pode dificultar que todos caminhem numa mesma direção. É exatamente a existência dessas forças que fazem com que muitas escolas desistam do processo criativo de construção ou ainda não encontram formas para realizá-lo na prática. De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem:

a participação dos professores nas decisões, a solidariedade entre os agentes educativos, o estímulo à participação da comunidade na sua elaboração.

a divisão de tarefas para facilitar a elaboração do documento final e a ajuda de uma consultoria especializada para o cumprimento do rigor técnico.

a compreensão de que teoria e prática são elementos distintos, porém inseparáveis, da construção de um projeto e explicitar o compromisso exclusivo com o cumprimento da legislação.

a prevalência das atividades fins da educação sobre as burocrático-administrativas e a participação do menor número de pessoas para não trazer conflito à escola.

a utilização de instrumentos de avaliação sofisticados com monitoramento de processos padronizados e a ênfase na racionalidade científica dos processos e na dimensão jurídico-administrativa da autonomia escolar.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com