TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Prontos

Artigos Científicos: Trabalhos Prontos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 2

Notas: 1

Dentre os itens abaixo, assinale a (as) afirmativa (as) verdadeira(as):

Escolha pelo menos uma resposta.

De acordo com a origem etimológica, Filosofia (philo+sophia) corresponde a amor, amizade ao saber, à sabedoria. Filosofia é corretamente definida pela busca do conhecimento a fim de instituir a verdade, tanto única quanto absoluta, impondo-a frente aos demais saberes.

No período moderno, as interfaces entre correntes do pensamento filosófico e concepções éticas remetem às perspectivas diferenciadas daquelas que permeavam o contexto do medievo, uma vez que, dentre outros fundamento, o mundo moderno contou com a perspectiva antropocêntrica.

A dificuldade do multiculturalismo é uma questão exclusivamente política, pois requer atenção dos partidos para que juntos estabeleçam as metas de respeito e tolerância frente às diferenças.

Na época contemporânea, temos várias formas de encontro entre fundamentos filosóficos e perspectivas éticas, dentre elas, consta a percepção de autoconstrução do ser humano, em sua realidade concreta, material, existencial.

Question 2

Notas: 1

Analise atentamente as afirmações a seguir e escolha V para verdadeiro ou F para falso.

O advento da moeda e da escrita não contribuíram à conquista da consciência racional porque a passagem do mito à razão (milagre grego) ocorreu mediante a revelação da fé.

Dentre as características dos processos ideológicos constam: explicação da realidade, universalização, naturalização e discurso lacunar.

O conceito e a prática de trabalho no período medieval correspondeu a atuação reflexiva, criativa e crítica dos profissionais de cada área.

Question 3

Notas: 1

Analise as afirmações a seguir e assinale apenas a afirmação correta:

Escolher uma resposta.

A. A Escolástica consistiu no modo racional de negação da Fé, desafiando aos fundamentos medievais e resgatando a concepção ética clássica, apresentou-se como corrente do pensamento filosófico defensora do conhecimento e da liberdade.

B. A concepção ética medieval esteve associada à moral cristã e aos fundamentos do conhecimento da época que subordinavam a razão à Fé, conforme perspectiva teocêntrica.

C. A Patrística utilizou dos pilares modernos iluministas para defender a razão e retomar aos fundamentos dos pensadores clássicos gregos sobre a política, a ética e os modos de conhecer pautados no antropocentrismo.

D. A concepção ética grega esteve pautada na razão e na construção dos modos individuais de pensar de tal modo que esteve afastada das reflexões políticas e sociais da época. O que importava à ética grega/clássica era o pensamento racional e livre das amarras impostas pelas narrativas míticas.

E. A Filosofia Medieval, correspondente também ao movimento questionador, defendeu a razão como elemento superior às expressões dos sentidos e superior à Fé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com