TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte público Brazlândia sem novos ônibus

Artigo: Transporte público Brazlândia sem novos ônibus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Artigo  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 2

Transporte público

Brazlândia sem novos ônibus

45 mil usuários sofrem com o descumprimento do acordo entre o GDF e a empresa Viplan. Atraso na entrega de 50 veículos já dura seis meses

A entrega de 50 novos veículos do transporte público para a cidade de Brazlândia, anunciada pelo Governo do Distrito Federal para o dia 05 de maio, ainda não foi cumprida. De acordo com o GDF, o motivo é o descumprimento do acordo feito com a Viação Planalto (Viplan) para que os funcionários fossem readmitidos pela nova empresa São José. Os moradores percorrem todos os dias um trecho de cerca de 60 quilômetros para chegar ao Plano Piloto em um trajeto que dura uma hora e meia.

“Sinto-me esquecida! Pois o governo não está cumprindo o que prometeu. Levaram ônibus para as cidades mais próximas de Brasília e enquanto isso, Brazlândia, que é mais longe, nada” - Jaqueline Menezes, 19 anos, residente e usuária do transporte público de Brazlândia.

O Governo do Distrito Federal (Agnelo Queiroz) prometeu a solução para o problema com a chegada da nova frota. Ela é composta por 50 ônibus com bancos estofados, vidros fumê, itinerário eletrônico e acessibilidade universal. São veículos no padrão Euro 05 (que poluem 180 vezes menos que a frota atual). O contrato, assinado em dezembro do ano passado pelo governador do Distrito Federal com a empresa São José, atenderá também as outras cidades da Bacia 5 (Taguatinga, Ceilândia, SCIA, SIA e Vicente Pires). Os veículos teriam sido remanejados para outras cidades. O governo alega que o atraso é causado pela Viplan, que não teria cumprido o acordo para a recontratação dos funcionários antigos. Já a viação declara que apenas espera o repasse das verbas pelo governo e que, pelo contrato, este assumiria as despesas com a rescisão dos contratos trabalhistas.

Com o intuito de colocar os novos ônibus em circulação até dezembro deste ano, o Ministério Público propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), pelo qual o GDF deveria aceitar os termos do contrato e tentar parcelar a dívida com as empresas. O MP deu um prazo de 15 dias para que as empresas apresentem um balanço de custos de cada funcionário e que todos os envolvidos se posicionam quanto ao TAC. A Gazeta Hipermída entrou em contato com o DFTRANS que informou que este prazo de quinze dias só não foi seguido pela empresa porque apenas 10% da frota prometida ao DF já chegou, mas eles garantem que até o fim do ano a frota nova já está completa e pronta para todas as cidades prometidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com