TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

União Europeia

Monografias: União Europeia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.616 Palavras (11 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 11

UM QUADRO, DOIS REGIMES OU CONTÍNUO? Apesar da criação de três pilares distintos em Maastricht, os tratados de enfatizar que a União deve ser servida por quadro institucional único. as mesmas instituições servir a Comunidade e da PESC (bem como o terceiro pilar), independentemente da área de ações ou o grau de competências nessas áreas, a fim de assegurar a coerência e a continuidade dessa ação. No entanto, apesar deste quadro institucionalizado único, sistema de política externa da União é regida por dois regimes de formulação de políticas diferentes. Este primeiro regime de elaboração de políticas é o método comunitário. Este trabalha com o princípio de interesse comum, que os atores definir, defender, promover e representar. O método comunitário não é sinônimo de supranacionalidade, o que implicaria que as estatísticas de membros perder o controle completo sobre a formulação de políticas. O método comunitário aplica-se ao comércio, cooperação para o desenvolvimento, ajuda humanitária e outras competências que se enquadram no Conselho Europeu.

O segundo regime de elaboração de políticas é o método intergovernamental . O princípio básico deste método é que os governos manter o controle sobre as decisões políticas. Isto é conseguido de duas maneiras . Através de governos de cooperação intergovernamental que nem as competências de transferência para a UE, mas , no âmbito da UE , colaborar na elaboração da política externa e coordenar as suas políticas externas nacionais , integração Intergovernamental , por outro lado, implica que os Estados membros transferiram competências para a UE , mas que, dentro do quadro institucional da União , os governos mantêm um controle rigoroso sobre a posição dominante através do Conselho e da aplicação da regra da unanimidade na sua tomada de decisão de decisão política. O método intergovernamental é predominante na PESC, PESD e na cooperação judiciária em matéria penal ( o "terceiro pilar" ) e policial. Em outras palavras, há toda uma gama de métodos em continuidade entre intergovernamentalismo e supranacionalidade. O Conselho Europeu: liderança estratégica? O Conselho Europeu tem um papel fundamental na direção estratégica, âmbito e principais decisões de política externa da União Europeia. Ela reúne os Chefes de Estado e de Governo dos Estados-Membros acompanhados de seus Ministros dos Negócios Estrangeiros, o Presidente da Comissão Europeia e um comissário, e do Alto Representante para a PESC. O Tratado/Reforma de Lisboa prevê que o Conselho Europeu será presidido pela função recém-criada de um "presidente do Conselho Europeu». O titular deste novo cargo é garantir a representação externa da União nas matérias do âmbito da PESC 'neste seu nível ". O Conselho Europeu é "dá à União os impulsos necessários de seu desenvolvimento 'e' definir a orientação geral" e decide "sobre as estratégias comuns a serem implementadas pela União Europeia.

O Conselho Europeu tem levado a política externa da UE em novas direções , como a adoção de novas estratégias em relação a outras regiões ou em desenvolvimento da PESD a partir de 1999 . No entanto, é o seu papel como " organe d' impulsão " em vez de como um ator de decisão que é mais importante. Para a maioria das questões na agenda das suas reuniões , " confirma " o Conselho Europeu , " recebe " ou decisões e documentos " subscreve " que , quer tenham sido previamente acordadas pelo Conselho Assuntos Gerais e Relações Externas , ou que tenham sido desenvolvidas pelo Alto Representante , a Presidência ou a Comissão - com o Conselho Europeu , posteriormente, ' inviing ' ou ' pedir ' outros actores para elaborar mais sobre estas medidas . As reuniões do Conselho Europeu são importantes: empurrar para a frente a partir do mais alto nível de decisão política ; fazendo barganhas intergovernamentais e interinstitucionais cruciais sobre as questões mais sensíveis; e conferindo a legitimidade e visibilidade sobre as decisões e documentos essenciais , tanto para o público interno e externo políticas. O Conselho Europeu não pode fornecer a liderança estratégica permament necessário para muitos dossiers de política externa, especialmente as mais sensíveis e urgente. Os chefes de Estado e de Governo , em primeiro lugar defender sua política externa nacional e agir de acordo com suas concers domésticos e agendas pessoais. Dada a alta visibilidade externa das reuniões do Conselho Europeu , o seu principal objectivo , muitas vezes se relaciona com os objetivos inter-relacional e de identidade em vez de objectivos externos .

Consequentemente, conclusões adoptadas tendem a ser propositadamente vago e declamatório de modo que eles podem ser interpretados de maneiras diferentes e utilizados para todos os tipos de ação futura. Há uma distância considerável entre a definição de princípios e diretrizes gerais de política externa e colocá-los em prática . A maioria das decisões do Conselho Europeu precisar de mais acompanhamento político , implementação operacional e / ou traduções jurídicas pelo Conselho, a Comissão , o Alto Representante e / ou estados-membros - que implica que novos obstáculos devem ser superados antes de deliberações do Conselho Europeu pode ter qualquer efeito.

O Conselho de Ministros: perder o controle

Sua composição, competências e reuniões freqüentes tornar o Conselho da União Europeia, a principal política externa órgão de decisão da UE, tanto em termos políticos e jurídicos. A configuração primária Conselho para a política externa é o Conselho de Assuntos Gerais e Relações Externas, que abrange o comércio exterior, cooperação para o desenvolvimento, a ajuda humanitária, o acordo internacional, PESC e da PESD. Ela reúne Estados membros Ministros dos Negócios Estrangeiros, o Alto Representante e os membros da Comissão Europeia.

Formações pertinentes do Conselho incluem o Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros (ECOFIN) , o Conselho Justiça e Assuntos Internos ( JAI), e outra formação do Conselho sectorial (como agricultura ou ambiente) . Ministros da Defesa , o desenvolvimento e o comércio têm suas próprias reuniões informais e , por vezes, reúnem-se em paralelo ou em conjunto com o Conselho AGEX . Embora as decisões formais não podem ser adotadas durante as reuniões "informais" , que contribuem para dirigir o curso da política externa da UE.

Em termos funcionais , a elaboração de políticas é, portanto, entre pilares , refletindo responsabilidade do Conselho para assegurar a unidade e a coerência da acção da União Europeia. No entanto, apesar de o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com