TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Você Acha Que Os Direitos Do Cidadão são Absolutos, Ou Seja, não Podem Sofrer Qualquer Tipo De Limitação?

Artigo: Você Acha Que Os Direitos Do Cidadão são Absolutos, Ou Seja, não Podem Sofrer Qualquer Tipo De Limitação?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  844 Visualizações

1. Você acha que os Direitos do cidadão são absolutos, ou seja, não podem sofrer qualquer tipo de limitação? Exponha seus argumentos em, no máximo, 15 linhas.

Não. Alguns direitos do cidadão sofrem variações dependendo da situação ocorrida. Por exemplo, o direito de todo cidadão à vida, de nascer e viver, este não deve ser alterado, mas quando ocorre um crime (como esse estudado na aula, sobre a lei Maria da Penha) o cidadão agressor deve pagar por ele, estando um período na prisão, sem contato com familiares e assim, perdendo o seu direito de ir e vir. Outro exemplo que pode ser citado é o de direito à liberdade de expressão. Sabemos que ela não é absoluta, pois não nos é permitido, por exemplo, caluniar e difamar algo sem que nos “demos mal”.

Por outro lado, temos o cidadão vitimado desses casos. A mulher que é agredida pelo marido, preza para que “justiça seja feita”, pois ela tem esse direito. Assim como uma pessoa que é difamada querer processar o agressor. Ela também tem esse direito.

O fato dos direitos serem absolutos é complexo. Percebemos isso analisando os dois lados de um caso. O direito é favorecido em um lado ao mesmo tempo em que no outro é desfavorecido. É necessário o controle por parte do Estado do que é certo e errado e limitar o que for necessário.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com