TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Voto Nulo:Protesto Ou Ignorância

Pesquisas Acadêmicas: Voto Nulo:Protesto Ou Ignorância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

Voto Nulo: Protesto ou Ignorância?

Em um momento de visível inconformismo do povo com a atuação daqueles que deveriam representa-los [representá-lo] – basta citar as manifestações de junho de 2013 contra o aumento do ônibus ou a movimentação contra a copa do mundo [Copa do Mundo] –, é pertinente discutir a validade do voto nulo enquanto continuidade dessa ideia, mas o próprio comportamento do povo (o que inclui, por exemplo, o posicionamento da Dilma e do Alckmin nas pesquisas de intenção de voto) deixa evidente que existe uma espécie de "amnésia coletiva" que, por si [só] , torna questionável a ideia do voto nulo como manifestação legítima de descontentamento e consciência política.

Nesse cenário, é mais fácil concluir que evocar a nulidade do voto faz-se mais por desconhecimento do processo e falta de perspectivas que [do que por] um protesto em si. Para o eleitor, nulo ou branco, o voto [o voto nulo ou branco] é a mesma coisa. Quantos se lembram de quem foram seus candidatos a deputados ou senadores nas últimas eleições? Quantos votaram de fato por propostas apresentadas e não pela estética da campanha? Quem se lembra do que deveria cobrar ou quais foram as propostas dos candidatos que não foram cumpridas por eles?

O voto nulo como forma de protesto, portanto se dá [protesto se dá, portanto,] quando o eleitor está informado, conhece todas as propostas apresentadas e não se identifica com nenhuma delas. Se considerarmos que vivemos em um Estado que carece principalmente de educação de qualidade e [de] informação, um eleitor que não dá seu voto a nenhum candidato (ou até quem acaba votando por uma "afinidade" que não política) está tão somente assinando um atestado de ignorância.

É impossível desacreditar do processo eleitoral sem colocar em cheque todo o sistema de leis que rege o nosso país. Nesse caso, mais que o voto nulo, um indivíduo consciente deveria adotar uma espécie de desobediência civil: a abstenção de fato com o pagamento da multa de R$ 3,50 (ou nem isso). Para a massa desinformada não há diferença entre nulo, branco ou votar no número do santinho que estiver mais próximo de sua sessão eleitoral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com