TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vulnerabilidade Humana

Por:   •  17/11/2015  •  Monografia  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  2.527 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

E.E HELIODORO CAPISTRANO DA SILVA

        

A Vulnerabilidade Humana

Joe Pablo Faria Campos

Anderson dos Santos

Igor Cordeiro Casado

Jady Matos

Rubian de Carvalho

Cristiane Damaceno

                                                     Janine Dias

                                                   Milena Ferreira

3° Ano “A”

Professor Fernando

Cuiabá-MT

2015

Introdução

Neste tema abordado tem como principal objetivo compreender de que maneira o bem-estar social e a vulnerabilidade humana são afetados pelas mudanças ambientais, políticas econômicas e culturais para que possam ser propostas medidas que melhorem a qualidade de vida e, ao mesmo tempo, preservem o ambiente.

                           Fundamentação Teórica

De acordo com a ONU, o conceito de vulnerabilidade humana evidencia a que ponto podem chegar às consequências negativas para o bem estar humano, como acesso limitado aos alimentos, água potável, ao saneamento, aos remédios e às vacinas. Os padrões de vulnerabilidade e as mudanças ambientais e socioeconômicas interferem na qualidade de vida. Os fatores que mais interferem na vulnerabilidade humana de a acordo com a ONU, são a pobreza, a saúde, a globalização, o comércio, os conflitos armados, a ciência e a tecnologia.

 

Pobreza e desnutrição

A pobreza diminui a capacidade de que as pessoas têm de se adaptar às mudanças do ambiente. O mundo ainda apresenta 1bilhão de pessoas sofrendo de fome crônica.

A fome crônica caracteriza-se pela carência constante de alimentos. Ocorre quando a alimentação diária, habitual, não proporciona ao indivíduo condições fisiológicas suficientes para manter o seu organismo em perfeito funcionamento nem para o desempenho das atividades cotidianas. Os indivíduos ou populações sujeitas à fome crônica pertencem, geralmente, a comunidades ou países pobres; são pessoas desnutridas, que desenvolvem diversas doenças em razão da falta de nutrientes necessários para sua saúde física e intelectual.

                                         Saúde

A saúde é fundamental e é a base para o trabalho, do para uma aprendizagem e para o desenvolvimento intelectual, físico e emocional. A saúde e a educação são os elementos que formam o capital humano. Uma saúde deficiente mina a capacidade de adaptação ao ambiente e faz com que vulnerabilidade se torne extremamente elevada.

As taxas de Mortalidade infantil de menores de cinco anos apresentaram uma significativa diminuição em todo o mundo. Contudo, continuam elevadas e, em determinadas regiões, mais de dez milhões de menores de cinco anos morrem anualmente, Sendo 98% desse total em países subdesenvolvidos. cerca de 30% dessas mortes são causadas por ambientes insalubres.

A organização mundial da saúde (OMS) alertou que os principais riscos para a saúde infantil são a desnutrição, peso insuficiente, água contaminada, uma falta de saneamento básico, obesidade e falta de exercícios físicos.

                              Globalização e comércio

O rápido crescimento do comércio regional e mundial, bem como a intensa circulação financeira, contribuiu para que houvesse uma integração e uma interdependência globais. O desenvolvimento humano, entretanto, não ocorreu na mesma velocidade, o que tem aumentado as desigualdades entre ricos e pobres.

Os países pobres estão adotando medidas de mercado e suas economias, procurando estabelecer acordos para expandir o comércio e os investimentos estrangeiros diretos. Esse fato, sem a contrapartida dos países subdesenvolvidos tem provocado mais dependência.

 Devido ao interesse por novos mercados consumidores, os programas socorro financeiro dos países ricos para os países pobres têm variado bastante. A proporção de dinheiro destinado à agricultura e ao desenvolvimento em infraestrutura tem diminuído consideravelmente. Os países africanos subsaarianos continuam sendo os que mais dependem do auxílio estrangeiro e de ajuda humanitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com