TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Fundamental

Projeto de pesquisa: Ética Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.624 Palavras (19 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 19

Ética Fundamental

Por: Andre Aparecido Perroni

INTRODUÇÃO

A palavra Ética vem do grego ethos e significa "modo de ser" ou "caráter". A Ética filosófica que é esta em questão estuda o comportamento dos indivíduos frente aos apelos morais da sociedade em que este vive. Não é fácil delimitar o campo de atuação da Ética, bem porque ela se manifesta de diferentes maneiras conforme a cultura, os costumes e os hábitos de determinadas populações ou públicos.

É interessante notar que enquanto a moral parte de fora para dentro do universo do indivíduo, a Ética pelo contrário parte de dentro para fora do mesmo. Isso significa que para iniciarmos um estudo aprofundado no assunto se faz mister conhecer a História da Filosofia, sem desprezar a Ética nas Religiões. EXEMPLOS A Ética é um estudo extremamente teórico, no entanto precisamos situar este estudo no tempo e no espaço. Existe tempo? Existe a noção de espaço? Certamente parece que sim, levando em consideração que seguimos um calendário e que habitamos um determinado espaço geográfico.

Existe o problema da verdade. Existe verdade? Certamente parece que sim, mas esta está maculada por diferentes correntes que defendem o uso de uma pesquisa que não leva em conta o ser humano como pessoa e como sujeito ético. O que é a mentira? É ter consciencia do engano e acreditar nele ou pregá-lo em prejuizo de outrem. É preciso beneficiarmos a nós mesmos temos necessidades, sonhos, projetos, vontades, mas isso à medida que beneficio ao mesmo tempo os outros que estão em relação comigo. Daí se sugere que Ética é uma questão de escolha. Escolher um meio justo onde possamos trabalhar e estudar e viver de tal forma que nossos principios não firam a liberdade alheia. ESCOLAS ÉTICAS Há uma diversidade de conceituações a respeito das escolas éticas, uns autores dividem em tres: Principialista, Deontoligica e Utilitarista, já outros enunciam inúmeras outras escolas nascidas ou da reflexão filosófica ou das religiões.

Aqui eu vou fazer a minha divisão com base em todas as escolas estudadas. Podemos dividir o estudo da Ética nestas escolas: Na Filosofia Grega: naturalismo e antropocentrismo Na Filosofia Medieval: cristianismo Na Filosofia Moderna: racionalismo e empirismo E na Filosofia Contemporânea: o dever e o sentir.

Conclusão

Para formar sujeitos éticos se faz necessário permear todas as disciplinas com os assuntos pertinentes a este tema. A “Ética a Nicomaco” de Aristóteles não coube neste estudo, mas é um importante texto de apoio aos educadores para terem uma idéia do que sería buscar o justo meio para os conflitos. Ética também implica conflitos entre o que eu penso e o que o outro pensa resolvidos pela moral esses conflitos desembocam no que chamamos de tolerância religiosa ou politica. Espero com este estudo estar colaborando para uma sociedade mais justa, sóbria de seus deveres para com os cidadãos, deveres estes que servem de base a toda à sociedade.

A Ética é uma virtude que está sempre presente no comportamento humano, portanto é um fator essencial na tessitura da vida social. Ela leva o Homem a questionar constantemente suas ações e as atitudes alheias, tentando definir se elas são boas ou más, corretas ou incorretas. Enquanto disciplina, esta ciência se preocupa com a análise das idéias que envolvem a produção do Bem e do Mal, ou seja, ela se dedica aos seus aspectos teóricos. Por outro lado, a moral está intrínseca na decisão de como agir frente a uma determinada situação, no foro íntimo de cada um, na forma como as pessoas, individualmente, reagem diante de um impasse.

Assim, enquanto as inquietações com a esfera conceitual dos valores que regem o comportamento humano estão localizadas no âmbito da Ética, as questões práticas deste campo pertencem à esfera da Moral, que governa a alma de cada indivíduo. Assim, ao longo da História, diversos pensadores tentaram compreender o que é o Bem, para melhor aplicar esta idéia n o cotidiano, nos momentos em que se tem de escolher entre a sua prática e a do Mal. Mas nunca se chegou a um consenso sobre esta indagação.

Outra forma de se distinguir Ética e Moral é perceber que a primeira constitui um preceito, é definitiva, comum a todos, é uma norma de conduta e pertence ao campo teórico; a outra é composta de ângulos analisáveis dos comportamentos individuais, é temporária, específica de cada cultura, a lei em ação, e é inerente ao campo da práxis.

Além do mais, a Ética já encontra a vivência moral vigente na sociedade, portanto não é ela quem estabelece os valores morais; ela apenas busca compreender seu núcleo conceitual, como ela surge, em que estado as atitudes morais são perpetradas, do ponto de vista pessoal e das circunstâncias objetivas, os princípios de onde partem os julgamentos de natureza moral, entre outros fatores teóricos.

A ação humana é sempre fruto de uma escolha entre o correto e o incorreto, entre o que é bom e o que tangencia o mal. Mas saber o que pertence a uma margem e o que se encontra já no outro lado da fronteira depende do ponto de vista cultural que predomina em alguns povos e em certos momentos históricos. O Homem procura se basear, normalmente, em parâmetros socialmente aceitos, que lhe permitam conviver com as outras pessoas. Para tanto ele busca se guiar pelos conceitos que norteiam a prática dos valores positivos, das qualidades humanas.

Os primeiros passos das análises éticas foram provavelmente empreendidos pelos filósofos da Grécia Antiga. Atualmente seus estudos transcendem o campo filosófico e se estendem ao domínio de sociólogos, psicólogos, biólogos, e muitos outros estudiosos. Esta disciplina também procura definir como é atribuída ao Homem a obrigação de se comportar moralmente. Ou seja, os pesquisadores se esforçam para entender de que forma o indivíduo optou entre as várias possibilidades à sua disposição; esta compreensão do livre-arbítrio humano pertence ao campo da Ética.

É importante não restringir esta ciência a uma definição meramente prescritiva, pois ela é antes de tudo uma ferramenta conceitual elaborada justamente para tornar inteligível o que se passa nos bastidores das escolhas humanas. Ela não é, portanto, uma receita preparada para se saber qual a resposta mais apropriada a cada contexto, embora torne mais claro esse processo decisório e, neste sentido, talvez possa ajudar o Homem a realizar melhor suas escolhas.

O estudo da ética corresponde ao estudo dos fenômenos éticos. As possibilidades de abordagem para estudo do que podemos designar por fenômenos éticos são muito diversificadas.

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com